Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Segundo doutorado próprio da Unimontes é aprovado pelo Capes/MEC

Instituição de ensino deve iniciar atividades do curso de Produção Vegetal no Semiárido no primeiro semestre de 2014

Sexta-feira | 20/09/2013 | 17:38·Atualizado em 20/09/2013 | 17:40
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp
Curso será oferecido no Campus de Janaúba, que já conta com mestrado na mesma área
Curso será oferecido no Campus de Janaúba, que já conta com mestrado na mesma área / Crédito: Alex Sezko

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) alcançou mais uma importante conquista na Pós-Graduação Stricto sensu. Foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) o doutorado em Produção Vegetal no Semiárido. Este é o segundo doutorado próprio da história da universidade, que já mantém em funcionamento um em Ciências da Saúde, aprovado no final de 2010 e iniciado no primeiro semestre de 2011. A instituição conta com nove mestrados próprios e dois doutorados, todos recomendados pela Capes.

A expectativa é que as atividades sejam iniciadas no primeiro semestre de 2014, no Campus de Janaúba, onde já é oferecido mestrado na mesma área. Ali também são mantidos os cursos de graduação em Agronomia, Zootecnia e Pedagogia, juntamente com o mestrado em Zootecnia.

A proposta do doutorado foi elaborada por um grupo de professores do Departamento de Ciências Agrárias, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). A equipe responsável foi liderada pelos professores Edson Hiydu Mizobutsi e Rodinei Facco Pegoraro.

O novo doutorado da Unimontes foi recomendado pela Capes com conceito 4. No processo de avaliação pela Capes, foram observados critérios como a qualificação docente e produção científica, além da estrutura de laboratórios para o desenvolvimento de atividades de pesquisa.

O reitor da Unimontes, professor João Canela, enfatizou o crescimento da pós-graduação no âmbito da Universidade: "A aprovação do novo doutorado no campus de Janaúba é resultado da competência dos nossos professores", disse.

Conforme o professor Edson Hiydu Mizobutsi, a partir de agora, o grupo responsável pela criação do doutorado em Produção Vegetal no Semiárido vai trabalhar na elaboração do edital do processo seletivo do curso. A previsão é que o edital seja publicado até final deste ano, a fim de que as atividades possam ser iniciadas no primeiro semestre de 2014. O número de vagas e as linhas de pesquisa ainda serão divulgados.

“Cumprimentamos o grupo de professores do Mestrado em Produção Vegetal no Semiárido por mais essa grande conquista. O mérito é do grupo, devido à dedicação e o ao empenho no curso de mestrado e na elaboração da proposta do doutorado enviado à Capes”, destaca o professor Edson Hiydu Mizobutsi.

Para o pró-reitor de pós Graduação, Hercílio Martelli Júnior, a aprovação do segundo doutorado próprio da Unimontes sinaliza o crescimento dos programas não só em quantidade, mas em qualidade. “Agradecemos o apoio imprescindível dos professores do campus de Janaúba, da gestão da Universidade que investe em recursos humanos em nível de mestrado e doutorado e as agências de fomento como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em especial, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) - parceiras da Universidade Estadual de Montes Claros -, que investem na oferta de bolsas de iniciação cientifica e projetos de pesquisa”, destacou o pró-reitor.

Hercílio Martelli ressalta ainda que o novo doutorado permite ao acadêmico realizar o ciclo completo de formação, da graduação ao doutorado. O pró-reitor informou também que ainda este ano serão anunciados novos programas de pós-graduação para Montes Claros e para as regiões atendidas pela Unimontes.