Segurança Pública cumpre agendas em Montes Claros e Francisco Sá

Acompanhar de perto os trabalhos das forças de segurança e ouvir demandas da região são os principais objetivos

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Acompanhar o trabalho realizado nos equipamentos da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) e articular estratégias para, cada vez mais, reduzir e combater a criminalidade nos municípios mineiros foram pauta de agenda do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, e do secretário adjunto da pasta, coronel BM Edgard Estevo, em Montes Claros, no Norte de Minas. 

Na terça-feira (30/5), eles reuniram-se com o Grupo de Intervenção Estratégica (GIE), que conta com representantes de todas as forças de segurança. O objetivo das reuniões de GIE é fazer análises dos cenários de dinâmica criminal e pensar conjuntamente ações estratégicas de fomento à segurança pública. Ainda na terça-feira eles estiveram no Centro Socioeducativo de Montes Claros e na Penitenciária de Francisco Sá, município vizinho, a fim de verificar in loco as atividades desenvolvidas nas duas unidades. 

Sejusp / Divulgação 

Nesta quarta-feira (31/5), a comitiva da Sejusp acompanha os trabalhos nas duas unidades prisionais de Montes Claros e, em uma delas, estará com o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal de Justiça.

Para o secretário Rogério Greco é de extrema importância avaliar as estruturas prisionais e socioeducativas e participar de reuniões integradas regionais para que a Sejusp possa acompanhar, de perto, demandas de cada região. 

“A nossa gestão faz questão de ser próxima. Sempre que possível, estamos por perto, acompanhando os trabalhos da segurança pública de forma regionalizada. É importante ouvir as forças de segurança e o servidor da Sejusp, tanto do sistema socioeducativo quanto do sistema prisional, para que, juntos, possamos pensar em estratégias de melhoria continuada do trabalho desempenhado. O foco é o cidadão mineiro. É sempre melhorar a segurança pública de Minas Gerais”, reforçou Greco. 

Estatísticas criminais 

A criminalidade violenta em Montes Claros – quando analisado o somatório dos 13 crimes violentos monitorados pelo Observatório de Segurança Pública da Sejusp  – apresenta redução de 25% nos primeiros quatro meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados de roubos, por exemplo, tiveram redução de 37%, passando de 167 para 104 registros no período de janeiro a abril, na comparação de 2023 com 2022. 



Últimas