Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Semad viabiliza encerramento de mais 13 lixões no Norte de Minas

Aterro sanitário inaugurado em Janaúba vai beneficiar 15 municípios da região

Terça-feira | 16/05/2023 | 11:20·Atualizado em 16/05/2023 | 11:22
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp
Semad viabiliza encerramento de mais 13 lixões no Norte de Minas
Crédito: Semad / Divulgação

Pela primeira vez na história, Minas Gerais atinge a marca de 70% dos municípios com a destinação correta de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Atualmente, 590 prefeituras destinam para estruturas ambientalmente adequadas. Essa realidade, com impactos socioeconômicos e ambientais, se amplia no estado com o apoio do Governo de Minas. Na sexta-feira (12/5), foram encerradas as atividades de 13 lixões no Norte de Minas com a inauguração da segunda etapa do aterro sanitário do Consórcio Intermunicipal União da Serra Geral, localizado em Janaúba, beneficiando 15 municípios da região.

A operação desta segunda etapa da inauguração do aterro em Janaúba é amparada por Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Consórcio União da Serra Geral. Além disso, por meio de Termo de Cooperação Técnica junto ao consórcio, a Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) da Semad oferece suporte técnico para o desenvolvimento de soluções ambientalmente sustentáveis, conscientização e auxílio gerencial às prefeituras.

“A meta do Governo de Minas de encerrar essas estruturas e ampliar o acesso a aterros sanitários e Unidades de Triagem e Compostagem (UTCs) impacta na qualidade de vida das pessoas, na economia da cidade e no meio ambiente. É um importante indicador da evolução do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da população”, diz a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo. 

O novo aterro irá atender, além de Janaúba, outros 14 municípios, que encerrarão as áreas irregulares de disposição final dos resíduos. Para celebrar esse alcance, foi realizado, na sexta-feira, ato simbólico de encerramento dos 13 lixões, no município de Nova Porteirinha.

Ao todo, cerca de 280 mil habitantes serão beneficiados. Além de Janaúba e Nova Porteirinha, integram o consórcio as cidades de Espinosa, Mamonas, Mato Verde, Monte Azul, Catuti, Pai Pedro, Gameleiras, Porteirinha, Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas, Verdelândia, Jaíba e Matias Cardoso.

“O Norte de Minas avança na gestão adequada dos RSU, por meio do consorciamento público entre municípios, que é um importante instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esse formato de gestão compartilhada dos RSU traz sustentabilidade técnica e econômico-financeira na prestação dos serviços”, comenta o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco.

Destinações

Com a inauguração do aterro sanitário em Janaúba, agora são 263 municípios mineiros que permanecem com lixões, o que representa a erradicação de um terço dos 386 lixões registrados ao final de 2018.

Os municípios que destinam os RSU de, no mínimo, 70% da população para aterros sanitários ou UTCs recebem, como parte da política de incentivo ambiental do Governo de Minas, uma ampliação do repasse relativo ao Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), também conhecido como ICMS Ecológico.