Seminário em BH debate proteção do patrimônio cultural ferroviário
“Ferrovias - Patrimônio cultural a ser preservado” é o tema do seminário que o Governo de Minas, por meio das secretarias de Transportes e Obras Públicas (Setop), Turismo (Setur) e de Cultura, realizará em Belo Horizonte, nesta quinta e sexta-feira, no centro de convenções do Life Center, no bairro Serra.
BELO HORIZONTE (17/11/05) – “Ferrovias - Patrimônio cultural a ser preservado” é o tema do seminário que o Governo de Minas, por meio das secretarias de Transportes e Obras Públicas (Setop), Turismo (Setur) e de Cultura, realizará em Belo Horizonte, nesta quinta e sexta-feira, no centro de convenções do Life Center, no bairro Serra.
Logo após a abertura do evento, às 20h, o presidente da MRS Logística, Júlio Fontana Neto, e o presidente da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), Mauro Oliveira Dias, vão abordar o tema “Projetos de destaque para Minas Gerais”. Em seguida, o deputado Eliseu Rezende, ministro dos Transportes durante o governo do General Figueiredo, vai fazer a palestra magna.
A programação do dia 18 está dividida em quatro painéis: o primeiro, ‘Minas Gerais e as ferrovias’, terá palestras do engenheiro José Antônio Silva Coutinho, gestor do programa Trens de Minas, além do vice-presidente da Empresa Mineira de Promoções (Prominas) Wellington Gaia, que falará sobre ‘Circuitos turísticos, os trens turísticos culturais’. E o diretor de Relações Públicas da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Geraldo Godoy, vai abordar o tema ‘O museu em movimento’.
O segundo painel, ‘Patrimônio cultural - Conceitos fundamentais’, terá a participação do presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), Octávio Elíseo Alves de Brito, além da diretora do Iepha Selma Melo Miranda, e do superintendente Carlos Henrique Rangel.
A ‘Proteção do patrimônio cultural ferroviário’ é o tema do terceiro painel, que terá a presença dos técnicos do Iepha, Vânia Sufia de Lima, Rosana de Souza Marques e Ângela Dolabela Cânfora. E o quarto painel, cujo tema é ‘A conservação e restauração do patrimônio cultural ferroviário’, será apresentado por Elizabeth Sales de Carvalho e lmar Monteiro, ambos do instituro.
Agência Minas
Telefone: (31) 3250-7116
e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br