Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Servas promove capacitação para gestores e cuidadores de idosos de 261 instituições

O Serviço Voluntário de Assistência Social inicia, nesta terça-feira (14), uma série de capacitações do programa de valorização da pessoa idosa, o Digna Idade. A primeira regional a ser capacitada será Poços de Caldas, no Sul de Minas. Ao todo, serão capacitados cuidadores de idosos e gestores do programa de 261 entidades em oito polos regionais do Estado.

Segunda-feira | 13/06/2011 | 16:15·Atualizado em 30/06/2013 | 18:28
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

BELO HORIZONTE (13/06/11) - O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) inicia, nesta terça-feira (14), uma série de capacitações do programa de valorização da pessoa idosa, o Digna Idade. A primeira regional a ser capacitada será Poços de Caldas, no Sul de Minas. Ao todo, serão capacitados cuidadores de idosos e gestores do programa de 261 entidades em oito polos regionais do Estado.

Realizados por meio de convênio do Servas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, os cursos serão realizados até setembro deste ano, para 1.110 pessoas. Serão beneficiados cerca de 10 mil idosos.

Lançado em outubro de 2003, o Digna Idade é um programa do Servas que atua para garantir mais conforto, segurança e melhor qualidade de vida para as pessoas atendidas em Instituições de Longa Permanência para Idosos - ILPIs.

O programa, além de oferecer apoio técnico, investe na estrutura física por meio de reformas e adaptações de instalações, na aquisição de equipamentos e utensílios de primeira necessidade e capacitação de pessoal nas áreas de gestão e atendimento.

“O Digna Idade é um programa de resultados concretos e rápidos. A capacitação é, além dos aspectos técnicos, a forma de o Governo de Minas, o Servas e os parceiros levarem aos idosos o carinho que merecem”, avalia a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha. Sobre as parcerias, que considera fundamentais para o sucesso da iniciativa, acrescenta: “Apenas a soma de esforços permite que alcancemos os resultados necessários”.

A capacitação será oferecida para as equipes de ILPIs das regiões Sul, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Central, Zona da Mata, Leste, Norte e Centro-Oeste, em Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Araxá, Paracatu, Belo Horizonte, Montes Claros, Bom Despacho e Juiz de Fora. 

Na capacitação, os cuidadores de idosos recebem informações e são preparados para o atendimento no dia a dia, desde o banho, como ministrar medicamentos até as principais doenças, a reabilitação, primeiros socorros, terapia ocupacional, prevenção e nutrição. Por sua vez, os administradores de instituições têm a capacitação voltada para o gerenciamento racional e eficiente da instituição e atendimento à legislação e políticas públicas para o idoso.

Capacitações no Sul de Minas

Em Poços de Caldas, primeiro polo a receber o curso, serão capacitadas as equipes de:  Alterosa, Divino Espírito Santo, do Lar São Vicente de Paulo; Andradas, Asilo São Vicente de Paulo; Andrelândia, Asilo São José da Conferência Vicentina Nossa Senhora do Porto; Baependi, Sociedade Beneficente Padre Vitor; Bueno Brandão, Recanto Santa Luzia; Caldas, Obra Unida Santo Afonso Maria de Ligório da SSVP; Cambuquira, Lar dos Velhinhos Irmã Marieta; Campo do Meio, Vila São Francisco de Assis - SSVP; Campos Gerais, Vila Vicentina de Campos Gerais da SSVP; Capetinga, Lar São Vicente de Paulo; Conceição do Rio Verde, Lar do Idoso São Benedito; Congonhal, Comunidade do Bom Pastor; Cordislândia, Casa do Idoso Sagrado Coração de Jesus; Delfinópolis, Lar São Vicente de Paulo de Delfinópolis; Divisa Nova, Associação Protetora de Divisa Nova; Itajubá, Associação Protetora dos Pobres/Lar da Providência; Itamogi, Sociedade Beneficente Lar dos Pobres Galdino Cardeal da Costa de Itamogi; Machado, Lar São Vicente de Paulo; Santa Rita de Caldas, da Obra Assistencial Monsenhor Auderigi. 

Serviço:

Evento: Capacitação - Polo Poços de Caldas - Turma 1

Local: Sesc, rua João Inácio Dalmont, nº 65, bairro Funcionários - Tel: (35) 3722-1393

Data: 14 a 16 de junho 2011

Horário: 8h às 18h