Sine coloca mais de 66 mil pessoas no mercado de trabalho
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados mostram que Minas está em segundo lugar, com a geração de 270,1 mil postos de trabalho nos últimos 12 meses. O Sine foi responsável por 66.632 colocações de janeiro a agosto deste ano, contra 43.026 no mesmo período de 2007.
BELO HORIZONTE (17/09/08) - O desempenho dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), nos primeiros oito meses deste ano, acompanhou a evolução de Minas Gerais no ranking de geração de empregos no Brasil. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta semana mostram que Minas está em segundo lugar, com a geração de 270,1 mil postos de trabalho nos últimos 12 meses. O Sine foi responsável por 66.632 colocações de janeiro a agosto deste ano, contra 43.026 no mesmo período do ano passado, salto de 55%.
Entre os 66.632 colocados pelo Sine está Carmen Couto Zeferino. Antes de recorrer ao Sine, ela passou um ano à procura de emprego. “Fiquei sabendo da vaga pela TV e na mesma hora procurei o posto Sine, onde me passaram o contato e marquei a entrevista”, conta a nutricionista, que trabalha há um mês como dietista de um restaurante. Em Minas, os postos são coordenados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
O auxiliar administrativo Adriano Pacheco é outro trabalhador que conseguiu colocação por meio dos postos do Sine. “Fiz entrevista pra outras duas vagas e fui chamado para esta. Foi tudo muito rápido”.
O balanço do Sine em Minas registra crescimento não só no número de colocados, como também no de inscritos, encaminhados e no de vagas ofertadas. Foram 316.368 inscritos e 283.486 encaminhados este ano, ante 240.753 e 190.436, respectivamente, no mesmo período de 2007. A oferta de vagas cresceu 58,55%, passando de 70.624 para 111.976.
Para o superintendente de Trabalho, Emprego e Renda da Sedese, Emílio Botelho, o bom desempenho do Sine nos primeiros oito meses deste ano está diretamente ligado à criação de novas parcerias com a iniciativa privada. “O crescimento econômico de 5% ao ano responde por pequena parte do aumento no número de encaminhados, mas um percentual tão elevado superou todas as nossas expectativas. A principal responsável por números tão significativos é a aproximação das empresas com a rede de atendimento ao trabalhador do Sine, sempre focada na maior captação de vagas ofertadas.
Sine
O Sine é um serviço gratuito que visa melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno do trabalhador ao mercado de trabalho. Em Minas Gerais, os postos de atendimento são coordenados pela Sedese, por meio da Subsecretaria de Trabalho, Emprego e Renda. Além de intermediar mão-de-obra, o Sine encaminha os profissionais cadastrados para cursos de qualificação profissional, atende o trabalhador solicitante do seguro-desemprego, incentiva a geração de emprego e renda e disponibiliza informações sobre mercado, por meio de palestras e cursos de competências básicas para o trabalho.