Sistema Integrado de Abastecimento de Água muda a realidade de 18 famílias de Comercinho, no Vale do Jequitinhonha

Rede de captação, tratamento e distribuição leva água para as torneiras das casas e acaba com a dependência do caminhão-pipa

“Agora todo mundo tem água em casa, isso mudou completamente a vida da gente. Antigamente não tinha nem para colocar na panela. Agora, tem para cozinhar, para beber, tranquila. Estou muito feliz”, contou Anetila Maria da Silva, ao governador Romeu Zema na manhã desta quinta-feira (7/4). Zema visitou a comunidade Olhos D’água dos Rosenos, na zona rural de Comercinho, no Vale do Jequitinhonha, onde a família de Anetila e outras 17 da comunidade foram beneficiadas com o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), inaugurado no final do ano passado.

A ação integra o Plano de Desenvolvimento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais. Comercinho é uma das 145 cidades mineiras que decretaram situação de emergência em função da seca, segundo a Defesa Civil.

“Aqui na região ainda temos a questão da falta de água crônica. Estamos fazendo entregas deste sistema de abastecimento de água tratada para essas comunidades que até então ficavam à mercê de caminhão-pipa. Isso traz mais dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Queremos que o Vale do Jequitinhonha receba a devida atenção”, afirmou o governador ao conversar com os moradores da comunidade.

Cada uma das famílias também recebeu uma caixa d’água de 500 litros. Foram investidos R$ 232,9 mil no sistema, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede). O secretário Fernando Passalio acompanhou o governador na visita.

Gil Leonardi / Imprensa MG

O projeto

O SIAA contempla os trabalhos para perfuração do poço, construção da estação de tratamento, proteção no entorno, reservatório e distribuição. O Idene entregou 29 Sistemas Integrados de Abastecimentos de Água (SIAA), 19 estão em processo de finalização e 46 em estudo de contratação, totalizando 94 SIAA.

“Este sistema atende comunidade rurais e vem para mudar a realidade dessas famílias, fornecendo água para a produção, agricultura familiar e consumo próprio. Ele transforma a vida das pessoas que dependiam do abastecimento por meio do caminhão-pipa”, afirmou Carlos Alexandre da Silva, diretor-geral do Idene.

Direto da torneira

Seu Rogério Machado vive na comunidade com a esposa e quatro filhos. Segundo ele, a falta de água era um problema recorrente. “Quando não tinha água da chuva pra gente colocar na caixa, a gente ficava dependendo do caminhão. Agora é outra coisa, ela sai direto na minha torneira, na mesma hora. É uma benção”, disse.

O prefeito de Comercinho, Ednalves Alves Costa, falou sobre a dificuldade de conseguir atender à população do município, principalmente aquelas das regiões rurais.

“A fila de espera pelo caminhão com a água é muito grande. As pessoas pediam, mas às vezes não conseguíamos entregar no dia que elas precisavam. A gente agendava, mas mesmo assim era uma coisa difícil de resolver. Quanto mais comunidades a gente conseguir tirar do abastecimento através do caminhão-pipa o município agradece demais, porque é complicado abastecer uma comunidade, além de muito caro”, afirmou.

Desenvolvimento

Gil Leonardi / Imprensa MG

O Plano de Desenvolvimento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais foi lançado em junho de 2021 pelo governador Romeu Zema, com investimento previsto de R$ 1,43 bilhão em ações.

Entre as ações já executadas, além das SIAA, foram concluídos 22 Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água, sendo que outros 15 estão em processo de finalização.

Há ainda poços artesianos e reservatórios de água e 287 kits de abastecimento de água com caixas d’água e tubos para serem entregues. Com estas ações, mais de 41 mil pessoas devem ter seus problemas de insegurança hídrica amenizados ou solucionados.

Reunião com prefeitos

Ainda em Comercinho, o governador se reuniu com prefeitos, vereadores e lideranças regionais para apresentar outros projetos desenvolvidos pelo governo e ouvir as demandas locais. Também participaram do encontro o deputado federal Igor Timo e o deputado estadual Gustavo Santana.