Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Terças Poéticas apresenta Ana Cristina em homenagem a Carlos Drummond de Andrade

O projeto de leitura, vivência e memória de poesia Terças Poéticas apresenta nesta terça-feira (31), às 18h30, em sua 187ª edição, desde a estreia em 5 de julho de 2005, nos jardins internos do Palácio das Artes, com entrada franca, a poeta e cantora Ana Cristina, em homenagem a Carlos Drummond de Andrade. A iniciativa é da Secretaria de Cultura.

Segunda-feira | 30/05/2011 | 15:05·Atualizado em 17/06/2013 | 09:51
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

BELO HORIZONTE (30/05/11) - O projeto de leitura, vivência e memória de poesia Terças Poéticas apresenta nesta terça-feira (31), às 18h30, em sua 187ª edição, desde a estreia em 5 de julho de 2005, nos jardins internos do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com entrada franca, a poeta e cantora Ana Cristina, em homenagem a Carlos Drummond de Andrade. Com curadoria de Wilmar Silva, a iniciativa, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais em parceria entre Suplemento Literário e Fundação Clóvis Salgado, tem apoios culturais da Rádio Inconfidência e Rede Minas.

O projeto Terças Poéticas realiza um trabalho de resistência poética, recebendo os mais diferentes poetas de Minas Gerais, do Brasil e do exterior. Exemplos de Ferreira Gullar no dia 8 de junho de 2010 e de Jackson Antunes no dia 12 de abril de 2011, levaram aos jardins internos um público médio de 300 a 500 pessoas, como prova de que a poesia é a língua original da emoção, além de ser, por sua natureza, o patrimônio natural da humanidade.

Ana Cristina

Itabirana, radicada em Belo Horizonte desde 1981, Ana Cristina é poeta, cantora, compositora, publicitária, gestora e consultora de projetos, agitadora cultural e atua profissionalmente na música desde 1986, com grande respeito e respaldo de crítica e de público. Foi Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, da Secretaria de Cultura de Itabira e, na Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, foi a responsável por duas edições de sucesso do Projeto Música de Domingo. 

Sua música já ultrapassa fronteiras, sendo executada em rádios de países da Europa como Portugal, Holanda, Bélgica e Itália. Com atuação artística que extrapola o conceito de evento e denota uma forte atuação junto à arte-educação e à sociedade, Ana elabora seus espetáculos pautada em pesquisa e qualidade.

CDs solo lançados: Outras Esquinas (1995), A Ponte (2000), Diário (2002), Poemas Musicados (2003) e os infantis “Histórias Cantadas da Arca de Noé” 1 (2005) e 2 (2007). Primeiro Festival da Canção: Itabira, 1980, aos 14 anos, com a música Vento Norte, parceria com Lourival Drummond. Primeiro prêmio em festival: aos 15 anos, em 1981, no Festival da Canção de Itabirito, com a música “Dezenove”. No mesmo ano, recebeu mais cinco prêmios em três festivais, sendo dois de Melhor Intérprete. Ao todo, foram 18 premiações. 

Primeiro Show-solo: 1984 - “Doce Presença”, Teatro Marília, em Belo Horizonte, no Projeto Trampulim, da professora de canto Babaya. Primeiro show “profissional”: 1986, Semana Elis, Grande Teatro do Palácio das Artes. Prêmios Especiais: Troféu Carlos Felipe (1993), Troféu Abanerj (1994), Troféu Pró-Musica (2001), Melhores do Ano De Fato (2001). Projetos em execução: Caravana Poética - há 12 anos, Ana leva a escolas de BH e cidades do interior uma série de atividades que visam, por meio do fazer artístico, incentivar a leitura e à criação poética. Atualmente, Ana viaja em turnê com o show infantil Histórias da Arca, com a obra de Vinicius de Moraes para crianças, e prepara novo CD com composições autorais. 

Poemas musicados

A primeira apresentação, despretensiosa, aconteceu em 1992, em homenagem aos 90 anos do poeta Carlos Drummond de Andrade. Mas, ao invés de simplesmente juntar uma série de poemas do autor que foram musicadas, a cantora e compositora Ana Cristina optou por uma pesquisa mais complexa, de autores da Língua Portuguesa que, de alguma forma, influenciaram ou foram influenciados por Drummond. “Poemas” traz a parceria de grandes nomes da Música Brasileira, que compuseram belas canções a partir de poemas de autores da Língua Portuguesa.

O roteiro, construído a partir de textos de Carlos Drummond de Andrade, versa sobre a poesia e todos os sentimentos que envolvem o ato de escrever. Em 2002, ano do centenário do poeta, o CD foi gravado ao vivo e, lançado em outubro de 2003, teve praticamente toda a primeira tiragem doada a escolas públicas, dentro do projeto Caravana Poética. Nos shows com banda, Ana incorpora o personagem da Moça Fantasma, retirado de um poema de Drummond, com figurino de Solange Otto. Um elemento extra às apresentações é a montagem do Varal de Poesia, com cerca de 150 poemas de 23 autores, que “recebe” os espectadores à entrada do local dos eventos. No projeto Terças Poéticas, Ana Cristina será acompanhada por Rogério Delayon (violão), Caio Gracco (baixo) e Serginho Silva (carrón e pandeiro).