Transforma Minas abre processo seletivo para 207 lideranças regionais

Vagas são para atuação em nove órgãos e entidades do Governo de Minas Gerais

O programa Transforma Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), publicou nesta quinta-feira (5/1) o regulamento para seleção de 207 lideranças regionais para atuação em nove órgãos e entidades do Governo de Minas. O Regulamento dos Processos Seletivos está disponível neste link.

As vagas são para as regionais dos órgãos: Secretarias de Estado de Educação (SEE-MG), de Saúde (SES-MG), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), além do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

No regulamento, Anexos I e II, estão disponíveis ainda as informações sobre a quantidade de vagas para cada órgão e o cronograma com a data prevista para a abertura de inscrições para as vagas em cada um deles.

“O processo seletivo segue as diretrizes do Governo de Minas e busca reconhecer profissionais que possuem as competências técnicas e comportamentais requisitadas para postos de lideranças”, afirma a coordenadora do Transforma Minas, Luciana Custódio.

Cronograma das seleções

As seleções acontecerão ao longo dos próximos meses, de forma escalonada, de acordo com o cronograma estabelecido no Regulamento dos Processos Seletivos. A cada conjunto de vagas lançado, o documento “Descrição da Vaga” correspondente será publicado no site do programa - www.transformaminas.mg.gov.br - com todas as especificidades dos cargos e todas as demais informações sobre os processos. Os candidatos interessados poderão se inscrever para mais de uma vaga, desde que atendam aos requisitos de cada seleção.

Já nesta sexta-feira (6/1), terão início as inscrições para as vagas de diretor(a) regional de Desenvolvimento Social, da Sedese, e de superintendente regional de Saúde e gerente regional de Saúde, ambas da SES-MG. As informações estarão na página do Transforma Minas nesta mesma data.

No caso dos 47 cargos de superintendente regional de ensino da Secretaria de Estado de Educação, que terá o documento com a descrição da vaga publicado posteriormente, é preciso, além de outros critérios, possuir a Certificação Ocupacional, conforme previsto no Decreto 47625, de 20/03/2019.

Transforma Minas

Desde que foi lançado, em 2019, o Transforma Minas já selecionou 245 profissionais para cargos de liderança nos órgãos e entidades do Executivo mineiro, dentro da frente Atração e Seleção do programa.

Em 2019, também foi realizado um processo seletivo para lideranças regionais, que contemplou 108 vagas nas regionais da SEE, SES, Semad e Sedese.

O programa atua, também, nas frentes de Desenvolvimento e Desempenho de Lideranças e de Engajamento de Líderes e Equipes, que buscam assegurar que gestores e lideranças do Governo de Minas estejam aptos a enfrentar os desafios do setor público e garantir o acompanhamento periódico do trabalho, além de fomentar os níveis de engajamento dos líderes e respectivas equipes.