Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Três municípios mineiros recebem cursos de capacitação em museologia

Terça-feira | 08/04/2008 | 13:37·Atualizado em 28/06/2013 | 22:35
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

BELO HORIZONTE (08/04/08) – Minas Gerais recebe este mês três oficinas realizadas pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan/Ministério da Cultura, em parceria com a Superintendência de Museus de Minas Gerais e instituições locais de Viçosa, Ouro Preto e Belo Horizonte. Profissionais, estudantes e todo o público mineiro interessado em atuar na área de museus – educação, turismo, projetos de fomento, conservação e restauração de obras – já podem se inscrever.

Entre 8 e 10 de abril, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) oferece a Oficina Museus e Turismo, a partir das 8h, no CEE. Os interessados devem procurar a Divisão de Assuntos Culturais da UFV para outras informações.

Ainda este mês, nos dias 28, 29 e 30, o município de Ouro Preto recebe a Oficina Conservação de Acervos, ministrada pelas restauradoras Kleumanery Melo e Conceição França. A oficina será realizada no Laboratório de Ensino de Ciências do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Ufop, em horário integral, das 9 às 17h, abordando temas como os museus e suas funções; conceitos e histórico de preservação, conservação e restauração de bens culturais; fatores de degradação; documentação e conservação preventiva e políticas de conservação de acervos. Para se inscreverem, os interessados devem enviar nome, telefone e e-mail para: museu@ufop.br.

Em Belo Horizonte, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG realiza a Oficina Elaboração de Projetos e Fomento para a Área Museológica, com a professora Joana Regattieri, entre 12 e 14 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Serão trabalhados conceitos de museu, funções que essa instituição deve cumprir, planejamento, metodologia, política de editais, fontes de financiamento e o papel da Associação de Amigos do Museu. As inscrições são limitadas e podem ser feitas por meio dos telefones (31) 3467.1481 (Claudia) ou (31) 3461.7516 (Mariângela), no valor de R$ 30. O evento integra a programação da Semana Nacional de Museus, realizada em todo o país entre 12 e 18 de maio.

Outras oficinas já estão aprovadas para os meses seguintes sob temas variados como “Ação Educativa”, “Segurança em Museus”, “Expografia”, “Plano Museológico: implantação, gestão e organização de museus”, entre outros. A abertura das inscrições será divulgada na página da Superintendência de Museus no site da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) – www.cultura.mg.gov.br.

Serviço

. “Museu e Turismo”

Local: Universidade Federal de Viçosa - CEE. Viçosa/MG

Data: 08 a 10 de abril (terça a quinta-feira)

Horário: 08h

Informações: www.ufv.br

. “Conservação de Acervos”

Local: Museu de Ciência e Técnica - Laboratório de Ensino de Ciências/ UFOP - Praça Tiradentes, nº 20 – Ouro Preto/ MG

Data: 28 a 30 de abril (segunda a quarta-feira)

Horário: 09h às 17h

Inscrições gratuitas: museu@ufop.br

. “Elaboração de Projetos e Fomento para a Área Museológica”

Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico UFMG

Rua Gustavo da Silveira, nº 1035 – Santa Inês – Belo Horizonte/ MG

Data: 12 a 14 de maio (segunda, terça e quarta-feira)

Horário: 09h às 12h e 14h às 17h

Inscrições (R$ 30,00): (31) 3467.1481 – Claudia

(31) 3461.7516 - Mariângela

Informações: smuseo@mhnjb.ufmg.br