Unimontes confirma implantação de novo campus em Bocaiúva
MONTES CLAROS (19/02/08) – Os avanços alcançados pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e da prestação de serviços, no período de dezembro/2006 a dezembro/2007, e os projetos para 2008, entre os quais a implantação de novo campus em Bocaiúva, no Norte de Minas, foram destacados pelo reitor da Unimontes, Paulo César Gonçalves de Almeida, durante solenidade de apresentação do Relatório de Gestão. O evento foi realizado na noite da última segunda-feira (18), no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 – Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro).
“O ano de 2007 foi extremamente profícuo, com resultados relevantes e positivos em todas as áreas, superando as expectativas e, se agora podemos comemorar, é porque não nos tem faltado o efetivo comprometimento da comunidade acadêmica; o valoroso e decisivo apoio do governador Aécio Neves e de toda a sua equipe, a colaboração indispensável da classe política – bancada mineira no Congresso Nacional, deputados estaduais, prefeitos e vereadores -, e a solidariedade da população regional”, observou o reitor.
Almeida apontou como grandes conquistas do ano passado, “entre outras, a construção e implantação do Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves, anexo ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUFC) – viabilizado com recursos do Governo de Minas, ampliando e melhorando a assistência à população e, além disso, constituindo novo espaço para atividades de ensino, pesquisa e pós-graduação.” Em 2007, foram registrados no HUCF cerca de 380 mil procedimentos médico-hospitalares.
Registrando “o valioso apoio recebido da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e de outros parceiros, entre eles o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)”, o reitor da Unimontes ressaltou, ainda, a consolidação da pesquisa com aplicação de cerca de R$ 5 milhões em várias atividades, além do desenvolvimento de 164 novos projetos nas mais diversas áreas do conhecimento; e a aquisição de equipamentos para departamentos e cursos vinculados ao Centro de Ciências Humanas (CCH), permitindo a melhor qualificação docente e o incremento da investigação científica e da pós-graduação ‘Stricto sensu’.
Projeção nacional
Na área da graduação, Paulo César de Almeida considera como principal destaque a projeção nacional alcançada pela Unimontes a partir das avaliações promovidas pelo Ministério da Educação, sendo apontada como a segunda universidade melhor avaliada do país, superada apenas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além do fato dos seus cursos terem obtido conceitos máximos também pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais.
A implantação de três novos mestrados próprios (Ciências da Saúde – um acadêmico e outro profissional - e Zootecnia), elevando para seis o número de programas de pós-graduação ‘Stricto sensu’, todos recomendados pela Capes/MEC, é outro aspecto que, segundo o reitor, deve ser enaltecido, “não só porque ratifica o crescimento e a maturidade institucional, mas também porque possibilita o incremento da investigação científica e, consequentemente, o atendimento dos legítimos anseios da comunidade acadêmica e da própria sociedade.”
Ao referir-se à “extensão cidadã vivenciada na Unimontes”, ele afirma que “o fato de terem sido beneficiadas mais de 1 milhão de pessoas nos últimos cinco anos é, por si só, suficiente para evidenciar o sucesso dos projetos desenvolvidos, mesmo porque apresentam como enorme diferencial a participação voluntária, solidária e expressiva de professores e acadêmicos.” Somente em 2007 foram atendidas 340 mil pessoas por meio de mais de 90 projetos, entre eles Unimontes Solidária, Uniarte, Serviço de Assistência Judiciária (SAJ Itinerante) e Uni-Cidade.
Perspectivas
Entre os projetos a serem concretizados neste ano, “para os quais os recursos orçamentários e financeiros estão plenamente assegurados”, o reitor da Unimontes menciona as obras de restauração e reforma do Casarão da antiga Fafil e a instalação do Museu Regional do Norte de Minas; a construção de prédio no campus-sede para abrigar o Centro de Pós-Graduação; a reforma e ampliação do prédio da Reitoria: implantação de campus de Bocaiúva com a oferta de dois cursos regulares de graduação – licenciatura plena em química e física; a implantação de pelo menos quatro novos mestrados próprios (letras, história, educação e gestão – este em parceria com a Escola de Governo/Fundação João Pinheiro); a inauguração do Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira; a ampliação de novos serviços no Hospital Universitário, a fim de possibilitar que a unidade alcance o nível de alta complexidade – especialmente na área da traumato-ortopedia.
Ele salienta, ainda, que um dos destaques deste ano será a conclusão do planejamento estratégico, que está sendo elaborado com apoio de consultor contratado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). “É uma ferramenta indispensável, porque temos de perseguir, também, a excelência na gestão”, acrescenta o reitor.
Emenda de bancada
De acordo com Almeida, “os avanços poderão ser ainda mais expressivos, caso seja confirmada a inserção de Emenda de Bancada, proposta pela representação mineira no Congresso Nacional para o Orçamento da União/2008, que poderá alcançar R$ 17 milhões, a serem aplicados, prioritariamente, na consolidação e ampliação de programas de pós-graduação ‘Stricto sensu’, construção de laboratórios e aquisição de equipamentos, renovação e ampliação do acervo bibliográfico, implantação de programas de educação a distância (graduação, extensão e pós-graduação ‘Lato sensu’), bem como poderá viabilizar a implantação de novos campi em municípios das regiões do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Mucuri.”