Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Unimontes promove 1º Congresso Mineiro de Farmacologia

Terça-feira | 10/05/2011 | 19:19·Atualizado em 25/06/2013 | 03:31
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

MONTES CLAROS (10/05/11) - A busca por terapias mais eficazes, os desafios do diagnóstico precoce e a eficiência dos fármacos nos mais diversos tipos de tratamento são alguns dos objetivos do 1º Congresso Mineiro de Farmacologia que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e as Faculdades Santo Agostinho promoverão, entre os dias 21 e 26 de maio, no espaço OAB Eventos, em Montes Claros, no Norte de Minas. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas (Fapemig) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF) são parceiros do congresso, que deverá reunir em torno de 600 pessoas, entre profissionais, pesquisadores e acadêmicos.

A programação está dividida em duas etapas. A primeira considerada como pré-congresso, será nos dias 21 e 22, com a realização de cinco cursos básicos nas áreas de Farmacologia Básica, Interações Medicamentosas em Ambiente Hospitalar, Bioinformática e Modelagem Molecular, Desenvolvimento de Medicamentos: Aspectos Éticos, Científicos e Experimentais e Farmacologia e Equipe Multiprofissional.

Entre os dias 23 e 26, haverá palestras e mesas redondas em horário integral com especialistas de várias partes do país. Eles abordarão temas como Medicamentos de Venda Livre, Drogas Anorexígenas, Programa Saúde da Família e a Adesão ao Tratamento e Medicina Alternativa: Homeopatia, Aromaterapia, Florais. A programação completa está disponível no portal www.conminfar.com.br (seção programação científica).

O professor do Departamento de Fisiopatologia da Unimontes e responsável pela disciplina Imunologia nos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem, Waldemar de Paula Júnior, integra a comissão organizadora do evento. Ele ressalta que, a partir desse congresso, espera-se por uma maior abrangência das discussões acerca da inclusão da Farmacologia nos conteúdos curriculares dos cursos das áreas da saúde.

“O conteúdo da Farmacologia é dos mais vastos e abrange todos os segmentos da área da saúde. Além do caráter científico, acreditamos na eficiência do congresso para novos debates sobre sua inserção nos currículos dos afins”, reforça o professor. Segundo Waldemar Júnior, em comum acordo entre as faculdades de Farmácia de Minas Gerais, o congresso adotará o modelo itinerante, com a escolha de uma sede a cada ano - Montes Claros é a primeira delas.

Os trabalhos científicos para apresentação no congresso devem ser entregues até o dia 13 de maio e serão avaliados pela comissão organizadora formada por 13 professores das duas instituições.