Vídeo-monitoramento do Olho Vivo chega à região Nordeste de BH
Moradores da região Noroeste da capital ganharam nesta segunda-feira(26) mais um aliado no combate à criminalidade. Com a inauguração do programa Olho Vivo, 66 câmeras auxiliam na prevenção ao crime, doze delas instaladas na Pedreira Prado Lopes. Sistema custou R$ 4 milhões.
BELO HORIZONTE (26/11/07) - Moradores da região Noroeste da capital mineira ganharam nesta segunda-feira (26) mais um aliado no combate à criminalidade na região. Com a inauguração do programa Olho Vivo nas dependências do 34º Batalhão de Polícia Militar, 66 câmeras auxiliam na prevenção ao crime, doze delas instaladas na Pedreira Prado Lopes. O sistema custou aos cofres estaduais R$ 4 milhões.
No programa trabalham 14 policiais militares e 42 funcionários civis, supervisionados pelo Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), localizado na Praça da Liberdade. Outras 12 câmeras deverão ser instaladas na região até janeiro do ano que vem, quatro delas na Pedreira Prado Lopes. No aglomerado, as câmeras foram instaladas no Terreirão, ruas Marcacita, Serra Negra e Guapé.
No caso da Pedreira Prado Lopes, a redução na criminalidade foi sentida logo na fase de testes, com a diminuição significativa da presença de compradores de drogas no aglomerado, de acordo com o comandante do Policiamento da Capital, coronel Renato Vieira. Os bairros monitorados pelo sistema são o Padre Eustáquio, Caiçara, Alípio de Melo, Coração Eucarístico e Carlos Prates, além dos aglomerados da Vila São José, Sumaré e Pedreira Prado Lopes.
Para o vice-governador de Minas, Antônio Augusto Anastasia, as câmeras auxiliam na prevenção à criminalidade, “são a tecnologia contra a violência e em favor da paz social”. Ele ressaltou que o trabalho de inteligência das corporações policiais, aliado à moderna tecnologia, favorece o combate à criminalidade, gerando na sociedade a sensação de segurança. “Com as câmeras”, disse, “o cidadão de bem se sente mais seguro, o delinqüente teme”. O vice-governador aproveitou a solenidade para anunciar que, no interior, Uberlândia e Montes Claros serão as primeiras cidades a implantarem o sistema de vídeo-monitoramento, já em 2008. Em Belo Horizonte o Olho Vivo diminuiu em cerca de 40% os índices de criminalidade nas áreas em que foi instalado.