Crianças apresentam baixa adesão às campanhas vacinais de gripe e sarampo na região de Varginha

O público infantil dos municípios que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS), no Sul de Minas, vem demonstrando, nas últimas análises de imunização, baixa adesão às campanhas de gripe e sarampo. As crianças compõem parte do público-alvo das duas campanhas e, no caso da gripe, juntamente ao público das gestantes e puérperas, vêm apresentando baixos índices de cobertura.

Até 20/5, 134.348 pessoas haviam sido imunizadas contra a gripe, dos 342.343 indivíduos estimados para a campanha, na região. Para cálculo de cobertura vacinal, foram considerados os seguintes grupos: crianças, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, indígenas, idosos e professores - que representaram 48,01% de cobertura, enquanto a meta para esta campanha é de 90%. Estes índices estão em sintonia com a situação da vacinação a nível estadual, que também tem sofrido com a baixa adesão do público.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o objetivo da ação é aumentar a proteção da população que pertence aos grupos prioritários das campanhas contra as doenças. A única forma de prevenção é a vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Em se tratando da campanha do sarampo, estimava-se imunizar 49.038 crianças de 6 meses a menores de 5 anos da região da SRS Varginha, nos 50 municípios da região da SRS. Até 20/5, 24.164 crianças haviam recebido a dose do imunizante, o que representa 49,28% da cobertura total, longe da meta de 95% estipulada para esta campanha. Já os trabalhadores de saúde - outro público contemplado pela campanha de vacinação contra o sarampo e que totaliza 22.079 indivíduos - possuíam, até a análise datada de 20/5, um total de 56% de cobertura, sendo 12.371 doses aplicadas.

Apesar dos números estarem abaixo da meta estipulada, a SRS Varginha segue como a quinta Regional de Saúde do Estado com maior número de doses de vacina contra sarampo aplicadas. “Estamos num momento de aumento de casos de doenças respiratórias pelas baixas temperaturas e ainda precisamos interromper um surto de sarampo que o Brasil está vivenciando. Assim, precisamos do apoio da nossa população para levar seus filhos para vacinar e também das gestantes, puérperas e profissionais de saúde”, reforça Aline Ribeiro Soares, coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Varginha.

As campanhas possuem previsão de encerramento no dia 3/6. Nesta sexta-feira (27/5), a Rede de Frio da SRS Varginha realizará a oitava distribuição de 41.850 imunizantes contra a gripe, já tendo havido distribuído, até esta fase da campanha, 327.045 doses aos 50 municípios da região. A distribuição contemplará também a entrega de 7.170 doses da vacina triviral, que imuniza contra o sarampo.