Governo de Minas Gerais realiza ato em memória das vítimas do Holocausto
A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), em parceria com a Federação Israelita do Estado de Minas Gerais, realiza um ato solene em memória das vítimas do Holocausto, nesta quarta-feira (27/1), no Centro Cultural Banco do Brasil. O objetivo é relembrar, em Minas Gerais, um dos grandes horrores da humanidade, de forma a conscientizar e contribuir para a luta contra todo e qualquer tipo de discriminação e intolerância.
A solenidade contará com o acendimento de seis velas - em memória dos cerca de 6 milhões de vítimas - pelo secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, pelo cônsul Sílvio Musman, pelos os sobreviventes Thomas Venetier e Henry Katina, entre outros. Thomas Venetier ainda fará palestra sobre sua história.
O evento contará também com a apresentação da peça teatral Anne Frank, encenada por 22 alunos da Escola Anne Frank, e rezas (Kadish/El Male Rahamim) em homenagem aos que se foram, celebradas pelo rabino Uri Lam. Já o encerramento, no coreto da Praça da Liberdade, será realizado pelo coral Emmanuel, da Fundação Caminho, Verdade e Vida.
O holocausto foi o episódio em que os nazistas e seus adeptos dizimaram milhões de judeus, dois milhões de ciganos, quinze mil homossexuais, pessoas com deficiência e milhões de outros durante a Segunda Guerra Mundial, razão pela qual a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da resolução 60/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1 de dezembro de 2005, estabeleceu 27 de janeiro como o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. Neste dia, em 1945, ocorreu a liberação do maior campo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau.
Serviço:
Data: 27 de janeiro (quarta-feira)
Horário: 18h30
Local: Centro Cultural Banco do Brasil, Praça da Liberdade.