Seplag-MG transmite primeiro evento da Rede Capacita Compras 

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A Rede Capacita Compras realizou seu primeiro webinário pelo canal da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) no Youtube. O evento, que ocorreu na terça-feira (14/2), abordou os desafios e as oportunidades que envolvem a capacitação e certificação de compradores públicos no tema da Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC) e contou com a participação de especialistas no tema.  

“A área de compras públicas é desafiadora, e por isso esse tema merece um espaço estratégico. É preciso que o Estado utilize este poder de compras para estimular e fomentar novas tecnologias, soluções e mercados, para conseguir realizar melhores políticas públicas. Para isso, é fundamental que tenhamos agentes públicos seguros e conscientes do que fazer e do que não fazer, que busquem estar em constante melhoria, adquirindo novos conhecimentos e experiências, e buscando novos desenhos para a aplicação do gasto público e aperfeiçoamento das próprias políticas públicas”, explica a subsecretária do Centro de Serviços Compartilhados da Seplag-MG, Virgínia Bracarense Lopes.  

Ela lembra também que a Rede é um espaço colaborativo e coletivo, aberto à participação constante de órgãos e entidades do setor público e privado que desejam aderir à iniciativa e compartilhar experiências em busca de melhorias na área. Atualmente, 16 instituições fazem parte da Rede. 

O especialista em compras públicas, fraudes e gestão de riscos, Franklin Brasil, vencedor do prêmio Chico Ribeiro de Qualidade do Gasto Público e coordenador do Núcleo de Apoio aos Compradores Públicos (Nelca), esteve presente no evento e falou sobre a importância da certificação profissional na área.  

“Estamos diante de uma nova esperança, mas ela precisa ser acalentada não só pela vontade de que as coisas aconteçam, mas sobretudo, pela ação efetiva e sistemática para desenvolver de fato uma ação e um resultado compatíveis com essa nova esperança. Temos que ir além da certificação para entender do que se trata, quais são os requisitos e possibilidades, mas também precisamos pensar seriamente em uma estratégia de estrutura de profissionalização das compras”, conta.  

Mestre em Administração e com vasta experiência como pregoeira e diretora de licitações e contratos, Adriana Pancotto, apresentou o seu trabalho sobre pregoeiros à luz do knowing-in-practice, que é a interação das pessoas com as práticas.  

“Para atuar na área de compras públicas é preciso que a equipe esteja bem qualificada e que desempenhe com segurança o seu trabalho. É uma atividade complexa e de risco do ponto de vista dos pregoeiros e, por isso, muitas vezes, é vista como uma atividade operacional. Mas é preciso que estes profissionais sejam capacitados para desenvolver as suas funções de acordo com a complexidade no cotidiano”, conta. 

Quer saber mais sobre o que foi abordado no evento? Acesse: 

 

Sobre a Rede Capacita Compras 

A Rede é uma ampliação da iniciativa de organização e disseminação de conhecimento na temática de compras públicas capitaneada pela Seplag-MG desde o segundo semestre de 2021. Sua origem se dá a partir dos bons resultados alcançados pelo Estado de Minas Gerais com o Grupo de Trabalho Capacita Compras e o lançamento das Trilhas de Aprendizagem em Compras Públicas, que poderiam ser escaláveis e alcançar mais beneficiários a partir de uma ação colaborativa com outros atores.   

O objetivo é qualificar a área de compras públicas e aprimorar a prestação de serviços públicos. A Rede foi instituída por meio de um Protocolo de Intenções e conta atualmente com 16 instituições participantes: 

  • Membros fundadores da Rede Capacita Compras e que compõem o Comitê-Gestor da Rede: 
    • Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), coordenadora do Comitê 
    • Secretaria de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro (Seplag-RJ), vice-coordenadora do Comitê 
    • Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco (SAD/PE) 
    • Fundação João Pinheiro (FJP) 
    • Instituto Rui Barbosa (IRB) 
    • Tribunal de Contas da União (TCU).  
  • Demais participantes: 
    • Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina - SEA/SC, membro do Comitê-Gestor; 
    • Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Paraná - SEAP-PR; 
    • Secretaria Municipal de Gestão, pela Prefeitura Municipal de São Paulo - SEGES/PMSP, membro do Comitê-Gestor; 
    • Escola de Serviço Público do Espírito Santo - ESESP/ES; 
    • Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul – EscolaGov/MS; 
    • Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCE/MG; 
    • Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores do Maranhão - SEGEP/MA; 
    • Escola Nacional de Administração Pública - ENAP; 
    • Secretaria da Administração do Estado da Bahia - SAEB/BA; 
    • Escola de Governança Pública do Estado do Pará - EGPA. 

Para participar, acesse os documentos de adesão da Rede Capacita Compras neste link.