Ver calendário

Programação para 13 de novembro

Fundação Clóvis Salgado lança catálogos das exposições do Edital de Ocupação 2018

  • ícone de compartilhamento

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) realiza, no dia 13/11, o lançamento dos catálogos das exposições selecionadas pelos editais de Ocupação de Artes Visuais e de Ocupação de Fotografia de 2018. No mesmo evento, a fundação anuncia a mudança de nome das seleções para Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e Prêmio Décio Noviello de Fotografia, em homenagem ao artista visual belo-horizontino, falecido em julho deste ano. 

A noite terá uma conversa entre a artista contemplada pelo edital no ano passado, Juliana Gontijo, o crítico de arte e pesquisador Daniel Toledo e a gerente de artes visuais da FCS, Uiara Azevedo. A mediação será feita pelo gerente de ensino do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), Lucas Amorim. 

Os catálogos, que terão distribuição gratuita para o público, reúnem fotografias das obras, textos autorais e institucionais, biografia dos artistas e outros detalhes sobre as exposições Sismo, de Juliana Gontijo; Mon cher, je suis fatigué, et j’ai besoin de repos; je vais flâner au Brésil!, de Luiz Arnaldo Porto, e Um jardim em floresta, de Claudia Tavares, abertas em abril de 2018. 

Já a CâmeraSete – Casa de Fotografia de Minas Gerais recebeu exposições dos artistas Letícia Lampert – Práticas para destrinchar a cidade, e Daniel Oliveira – História para fantasmas.

Homenagem a Noviello 

A estreita relação que Décio Noviello manteve com a FCS ao longo dos anos se consolida com a renomeação dos editais. Desenhista, cenógrafo, figurinista, gravurista e pintor, ele foi importante nome da arte brasileira. 

Aos 89 anos, Noviello ainda trabalhava com estudos sobre cor e diversidade dos materiais. O artista fez história em Belo Horizonte com a produção de cenários e figurinos carnavalescos, para balés, óperas e peças teatrais produzidas pela FCS, além de performances e outras mostras de artes plásticas.  

Serviço

Lançamento de catálogos do Edital de Ocupação 2018 da FCS

Data: 13/11 (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: Sala Juvenal Dias - Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, Belo Horizonte

Mais informações: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br

Entrada gratuita