Sites do governo

Para facilitar sua consulta, listamos os sites de todas as Secretarias Estaduais. Conheça.

Secretarias


Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais (AGE)
Representa o Estado judicial e extrajudicialmente e coordena as atividades de consultoria e assessoramento jurídicos do Poder Executivo.
Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE)
Órgão central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo. Garante assistência ao Governador no desempenho de algumas de suas atribuições.
Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE)
Tem a função de ouvir, acompanhar e responder às manifestações do cidadão em relação aos serviços públicos.
Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap)
Responsável pela gestão das unidades prisionais do Estado, promovendo a ressocialização dos presos por meio da humanização do atendimento.
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
Promove o desenvolvimento sustentável da atividade agrícola de Minas Gerais, propiciando segurança alimentar e nutricional à sociedade, melhoria da qualidade de vida da população rural e redução das desigualdades regionais.
Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais (Seccri)
Presta assessoramento técnico-institucional ao Governador no que tange aos atos administrativos e normativos e promove a integração da ação governamental por meio do relacionamento institucional.
Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir)
Promove a política urbana e o desenvolvimento regional, visando à qualidade de vida e a sustentabilidade das cidades mineiras.
Secretaria de Estado de Cultura (SEC)
Tem por finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações setoriais, relativas ao incentivo, à produção, à valorização e à difusão das manifestações culturais da sociedade mineira.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda)
Promove o desenvolvimento rural sustentável de Minas Gerais, por meio da democratização do acesso à terra, da inclusão e dinamização produtiva da agricultura familiar e da promoção à segurança alimentar e nutricional.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor)
Promove e coordena programas e projetos que tenham em vista o desenvolvimento sustentável e à redução das desigualdades dos vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas em relação ao restante do Estado.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes)
Promove, de forma articulada, a ciência, a tecnologia, a inovação e o ensino superior, visando ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida em Minas Gerais. No âmbito do desenvolvimento econômico, apoia o fortalecimento e a modernização das empresas, estimula a inovação, aumenta os investimentos para gerar empregos de qualidade e promove a diversificação da economia com agregação de valor ao produto mineiro.
Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac)
Tem por finalidade elaborar e divulgar as diretrizes das políticas estaduais de atendimento, promoção e defesa de direitos humanos.
Secretaria de Estado de Educação (SEE)
Desenvolve e coordena políticas públicas de educação básica, garantindo plenas condições de funcionamento da rede pública, em especial da rede estadual.
Secretaria de Estado de Esportes (Seesp)
Missão: Propor e coordenar políticas públicas efetivas voltadas à promoção do esporte e da atividade física, promovendo integração social e qualidade de vida.
Secretaria de Estado de Fazenda (SEF)
Fornece e gerencia os recursos financeiros do Estado, formulando e implementando políticas que garantam a justiça fiscal, o equilíbrio das contas públicas e o desenvolvimento de ações de Governo em benefício da sociedade mineira.
Secretaria de Estado de Governo (Segov)
Coordena a articulação política do Governo, apóia o desenvolvimento municipal e divulga as ações governamentais.
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)
Formula e coordena a política estadual de proteção e conservação do meio ambiente e de gerenciamento dos recursos hídricos e articula as políticas de gestão dos recursos ambientais.
Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag)
Tem como objetivo coordenar, formular, executar e avaliar políticas que visem o desenvolvimento econômico, social e institucional de Minas Gerais.
Secretaria de Estado de Saúde (SES)
Apoia os municípios no processo de planejamento, fortalecimento e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp)
Promove a segurança da população em Minas Gerais, desenvolvendo ações de prevenção à criminalidade, integração operacional dos órgãos de Defesa Social, custódia e reinserção social dos indivíduos privados de liberdade, proporcionando a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese)
Planeja, dirige, executa, controla e avalia as ações setoriais a cargo do Estado que visem ao fomento e ao desenvolvimento social da população.
Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop)
Formula e implementa soluções integradas de transportes e obras para garantir a mobilidade e acessibilidade de bens e pessoas.
Secretaria de Estado de Turismo (Setur)
Fomenta e promove o turismo em Minas Gerais, atuando em rede para o desenvolvimento socioeconômico.
Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif)
Atua dentro da lógica do Governo de Minas Gerais de desenvolver políticas públicas para os 17 territórios de desenvolvimento do Estado. Em suas ações, a Seedif tem como propósito desenvolver e fomentar a economia mineira, com as atribuições de planejar, organizar, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do Estado relativas. A Secretaria atua também com a governança e execução das ações dos Fóruns Regionais de Governo, em articulação com diferentes órgãos do Governo de Minas Gerais.
Agência Minas: notícias produzidas pelos governos de 2005 a 2014