Ver calendário

Programação para 14 de julho

Museu Mineiro recebe a exposição gratuita “Estadia 2:”

O Museu Mineiro recebe, até o dia 14 de julho, a primeira exposição do Coletivo Grassar, em Belo Horizonte. A mostra “Estadia 2:” apresenta 12 trabalhos e coloca em pauta discussões sobre como a arte contemporânea dialoga com as obras de acervos permanentes de museus, evidenciando as tensões entre passado, presente e futuro. Participam da mostra os artistas Rodrigo Borges, Elisa Campo, Liliza Mendes, Roberto Bethônico e Daisy Turrer. A entrada é gratuita.

Em exibição na Galeria de Exposições Temporárias II, e com intervenções artísticas no acervo de longa duração do museu, a exposição traz, por exemplo, o trabalho “O tapete vermelho”, de Liliza Mendes. A criação estabelece uma conexão com a cadeira remanescente do antigo Senado Mineiro, em exposição na Sala das Sessões. O “tapete”, elaborado a partir de cerâmicas e costurado com linha vermelha, busca estabelecer uma noção de continuidade entre os objetos como forma de demonstrar a fragilidade dos caminhos percorridos pela política.

Outro destaque da mostra é a obra de Rodrigo Borges, intitulada “Tecido de fita”. O trabalho utiliza fitas adesivas para produzir superfícies planas a partir de papéis, papelões e outros materiais. As peças são confeccionadas em frente e verso e procuram criar uma relação de diálogo entre os planos. Já Roberto Bethônico, artista itabirano, leva para o Museu Mineiro uma série com sete desenhos de perfis de montanhas em formato A1. As obras contrastam a grandeza do céu com cenário montanhoso de Minas Gerais e da cidade natal do desenhista.

Museu Mineiro

Localizado na Avenida João Pinheiro, corredor de acesso à Praça da Liberdade, o Museu Mineiro funciona em um casarão do final do século 19, exemplar do conjunto arquitetônico original de Belo Horizonte. Antiga sede do Senado Mineiro e da Pagadoria Geral do Estado, o Museu criado em 1982, integra o Circuito Liberdade e é gerido pela Superintendência de Museus e Artes Visuais (Sumav), da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.

O Museu Mineiro coloca à disposição do público exposição de longa duração e mostras temporárias, tanto de artistas consagrados quanto de iniciantes, além de ampla programação relacionada ao patrimônio material e imaterial do Estado. Com acervo de mais de 3 mil peças, de variadas tipologias, datadas dos séculos 18 ao 21, a instituição tem como objetivo preservar, pesquisar e difundir registros da história e da cultura mineira.

O acervo em exibição apresenta a coleção de arte sacra, composta por peças do barroco mineiro e do período neoclássico. Sua pinacoteca é formada por obras do Mestre Ataíde e de importantes artistas mineiros como Celso Renato, Inimá de Paula, Amílcar de Castro, Márcio Sampaio, Aníbal Mattos, Belmiro Almeida, além de destacados artistas brasileiros, como Volpi e Di Cavalcanti. Também compõem o acervo da instituição utensílios domésticos e de uso pessoal, instrumentos de trabalho, objetos pecuniários e cerimoniais, insígnias, esculturas, com destaque para a coleção Jeanne Milde, dentre outros.

"Exposição Estadia 2:"
Período:
 até 14 de julho de 2019
Local: Museu Mineiro - Avenida João Pinheiro, 342, Funcionários, Belo Horizonte/MG
Horário de visitação: de terça a sexta-feira – 10h às 19h | sábado, domingos e feriados – 12h às 19h
Entrada gratuita

Mais informações: Assessoria de Comunicação - Secretaria de Estado de Cultura e Turismo - (31) 3915 2692 / 2655 / 9567