Ver calendário

Programação para 19 de julho

Nova mostra no Cine Humberto Mauro destaca David Lynch

  • ícone de compartilhamento

O Cine Humberto Mauro homenageia uma das personalidades mais cultuadas da história do cinema: o diretor, roteirista, produtor, artista visual e músico David Lynch. Serão exibidas 14 obras do cineasta, entre curtas, médias e longas-metragens, além da última temporada da série Twin Peaks, lançada em 2017. O estilo marcado pelo surrealismo despertou mistério e admiração por David Lynch em todo o mundo, sendo muitas vezes considerado complexo e incompreensível.

Transitando entre o thriller surrealista, o neo-noir, o policial e o drama, Lynch iniciou sua carreira inspirado pelo cinema alemão experimental e surrealista. Entre as influências do diretor, estão os cineastas Federico Fellini, Alfred Hitchcock, Roman Polanski, Jacques Tati e Stanley Kubrick.

O universo de Lynch

Seu primeiro longa-metragem foi o terror surrealista “Eraserhead” (1977), um dos destaques da mostra que, na época, tornou-se um clássico cult das sessões da meia-noite. Essa foi uma das maiores complicações de produção da história do cinema, já que demorou sete anos para ser filmado.

Indicado ao Oscar em oito categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado, o longa “O Homem Elefante” (1980) é um drama histórico sensível sobre um homem severamente deformado em Londres do século XIX. O trabalho de maquiagem que compõe o inteligentíssimo e adorável protagonista foi tão notável que motivou a criação do Oscar de Melhor Maquiagem e Penteados no ano seguinte. “Em Veludo Azul” (1986), Lynch flerta com narrativas clássicas criando um neo-noir que marca de vez suas características autorais.

Na programação da mostra do Cine Humberto Mauro está incluída a terceira temporada de Twin Peaks (2017) e o filme Twin Peaks: “Os Últimos Dias de Laura Palmer” (1992). Durante a gravação da segunda temporada, Lynch abandonou a série por não sentir liberdade criativa e, mais tarde, decidiu trazer luz à trama com o filme de 1992. Segundo Vitor Miranda, o longa complementa os sentidos da última temporada da produção de TV, que foi gravada mais de 25 anos depois da sua estreia nos anos 1990.

Outro destaque é “Estrada Perdida” (1997), neo-noir com experimentações de música eletrônica. Logo depois, David Lynch dirige a premiada animação da “Disney História Real” (1999), road movie que acompanha um senhor decidido a atravessar os Estados Unidos num cortador de grama.

“Cidade dos Sonhos” (2001), que será exibido em cópia DCP na mostra, não segue uma narrativa clássica e consolida outros elementos autorais de Lynch. A cópia em DCP que será exibida é restaurada e foi cedida gentilmente pela distribuidora Zeta Filmes. Por fim, em seu último longa, “Império dos Sonhos” (2006), o cineasta explora os sonhos e alucinações de uma atriz de Holywood que passa a absorver a personalidade de uma personagem interpretada por ela num filme.

História Permanente do Cinema

Nos dias 1 e 5/8 serão exibidas sessões comentadas da mostra “História Permanente do Cinema”. No dia 1, será exibida uma sessão de curtas metragens experimentais que serviram de inspiração para a carreira de David Lynch: “A Concha e o Clérigo”, de Germaine Dulac; “Um Cão Andaluz”, de Luis Bunuel e “Tramas do Entardecer”, de Maya Deren. Já no dia 5/8, será exibido “O Mágico de Oz” (1939). As duas sessões acontecem no horário habitual de 17h.

Serviço:

Mostra David Lynch

Período: 19 de julho a 6 de agosto

Local: Cine Humberto Mauro

Endereço: Av. Afonso Pena 1.537 – Centro

Ingressos: Gratuitos com retirada 1h antes de cada sessão

Informações para o público: (31) 3236-7400