Ver calendário

Programação para 23 de setembro

Unimontes recebe atrações da “13ª Primavera dos Museus”

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participa da “13ª Primavera dos Museus”, evento nacional que é realizado simultaneamente em centenas de cidades brasileiras para a popularização da história e da cultura. As atividades serão concentradas no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM/Unimontes), instalado no Centro Histórico de Montes Claros, a partir da próxima segunda-feira (23/9), e segue até o dia 29/9.

Na programação elaborada pelo Museu Regional haverá palestras, ensaio aberto, grupo de leitura, mesa redonda, exposição itinerante e visitas mediadas. Além de entrega de certificado de 20 horas para os participantes.

“Este é um evento que representa uma temporada cultural mais intensa, que acontece nas capitais e demais cidades, com apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)”, destaca o diretor do MRNM, professor José Roberto Lopes de Sales. Na área de abrangência da Unimontes, Norte e Vales, por exemplo, além do Museu Regional, a “13ª Primavera dos Museus” será realizada nas cidades de Araçuaí, Itamarandiba, Paracatu, Pirapora, Pompéu e Salinas.

Para participar das palestras e receber o certificado, os interessados podem fazer a inscrição na própria sede do museu. Nestes casos, haverá uma cobrança simbólica de taxa como contribuição às ações de manutenção do espaço.

Programação

A abertura no dia 23/9, às 19h, terá a palestra “O Museu como um equipamento cultural de educação e lazer”, com os professores doutores Rogério Othon Teixeira e Georgino Jorge de Souza Neto, do Departamento de Educação Física e do Desporto e coordenadores do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão do Lazer (Ludens).

Na terça-feira (24/9), serão dois eventos: “Ensaio Aberto do Grupo de Danças Parafolclóricas Saruê”, às 18h, e o “Encontro do Grupo de Leitura do Museu”, às 19h, com o professor do mestrado em Estudos Literários, Márcio Jean Fialho.

No dia 25/9, o museu receberá as visitas previamente agendadas de escolas e grupos específicos, no acompanhamento de exposições temporárias como a do “Acervo Banco Itaú” (com telas nas técnicas de serigrafia, litografia e pinturas a óleo) e o trabalho “Cores e Faces do Sertão Mineiro”, do artista plástico, ilustrador e historiador, Cleiton Cruz, com 19 telas sobre o cotidiano de Montes Claros com representações das folias, influências africanas, personagens de Guimarães Rosa e as tradicionais festas de agosto.

A atração na quinta-feira (26/9), às 19h, será a palestra “Tecnologias dentro do Museu”, com o professor e doutor do Departamento de Artes/Unimontes, Paulo Henrique Dias Costa.

Na sexta-feira (27/9), o professor e mestre Jânio Marques Dias destaca em palestra o “Patrimônio, Cultura e Sociedade”, às 8h. À noite, às 19h, a professora e doutora Raiana Maciel (Unimontes) e o professor e mestre Thiago Pereira (Colégio Marista) abordam “A Importância dos Museus como Núcleos de Preservação e Difusão de Cultura e História”.

Nos dois dias seguintes, haverá visitação aberta à comunidade.