Agricultura apresenta catálogo do Queijo Minas Artesanal na Femec 

Publicação on-line e gratuita identifica mais de 70 produtores de diversas regiões; pasta também destacou a sustentabilidade do agro em Minas 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Sistema Estadual da Agricultura participou, nesta terça-feira (21/3), da abertura da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec), em Uberlândia, com plantões técnicos, apresentação de catálogo sobre o Queijo Minas Artesanal e exposição de produtos da agricultura familiar. 

Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes esteve na abertura e aproveitou para destacar o papel dos produtores rurais mineiros na preservação ambiental. 

O titular da Seapa ressaltou que o setor produtivo, em Minas, conserva recursos naturais, ao mesmo tempo em que garante alimento na mesa da população e gera empregos e renda para o estado.  “Minas Gerais é uma grande fazenda, com 78% do território ocupado por imóveis rurais.

Desse total, 37% estão cobertos por vegetação nativa remanescente. Ou seja, os produtores rurais mineiros são responsáveis por cerca de 17 milhões de hectares de vegetação nativa preservada. Precisamos mostrar isso para o mundo”, afirmou.  

Nesta décima edição, a Femec, realizada no Parque de Exposições Camaru, traz como tema o “Agro ESG – Produção sustentável que valoriza pessoas”. A sigla vem da expressão, em inglês, Environmental, Social and Governance (em tradução livre para o português: Ambiental, Social e Governança). Ela é usada em referência a boas práticas de gestão voltadas para a conservação do meio ambiente, a responsabilidade com a sociedade e a transparência empresarial.   

Diversidade
 

Danielle Moura / Seapa

Ainda durante a cerimônia de abertura, o secretário Thales Fernandes apresentou o catálogo do Queijo Minas Artesanal (QMA), elaborado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). O livro conta com informações de 74 queijos produzidos no estado e, para cada um deles, são descritas características, região de origem, premiações, além do contato dos produtores.  Há, também, receitas desenvolvidas por chefs de cozinha convidados.  

Medalhista de ouro na ExpoQueijo Brasil, Sandra Lúcia Alves de Oliveira, do município de Araguari, no Alto Paranaíba, é uma das produtoras que faz parte da publicação. “O material agrega valor financeiro e divulga o nosso queijo. Estou muito feliz por ter participado do projeto”, comemora.  

Publicado em versão on-line, o catálogo do Queijo Minas Artesanal está disponível para download gratuito no site da Emater-MG

Sobre a Femec 

Realizada até 24/3, a Femec é um importante espaço para a comercialização de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas, atraindo produtores de Minas Gerais e de todo o país. 

Em 2023, a expectativa da organização é movimentar R$ 1,5 bilhão em negócios e receber mais de 70 mil visitantes.  

Presidente do Sindicato Rural de Uberlândia e um dos realizadores da feira, Thiago Silveira, enfatizou o trabalho desenvolvido em conjunto com o Governo de Minas. “O Estado tem dado uma atenção especial à classe rural produtiva. São nossos parceiros em causas contundentes, permitindo que a gente leve conhecimento e trabalho ao pequeno produtor”, comentou. 

O Sistema Agricultura participa da mostra com um estande e oferece plantões técnicos e orientação aos interessados. A agricultura familiar também está presente no local, com a comercialização de produtos como queijos, biscoitos, doces e bolos, preparados por produtores rurais de Uberlândia e região.  



Últimas