Agricultura familiar abastece pessoas em situação de vulnerabilidade social na Zona da Mata

Com parceria da Emater-MG, iniciativa beneficiou 100 famílias do município de Rodeiro assistidas por Centro de Referência de Assistência Social

Uma ação conjunta entre a Emater-MG e a prefeitura de Rodeiro, na Zona da Mata mineira, viabilizou a entrega de 100 kits de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social. Os alimentos foram adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No total, foram beneficiadas 100 famílias assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Asilo São Vicente de Paulo. O kit continha 15 tipos diferentes de frutas e legumes. Tudo produzido pela agricultura familiar.

Maria de Lourdes Rodrigues, uma das assistidas pelo Cras, recebeu um dos kits do PAA. No momento, ela, que mora sozinha, está desempregada e enfrenta alguns problemas de saúde. “Eu estou muito feliz porque chegou na hora certa, na hora que eu mais preciso. Então eu agradeço muito”, diz.

Emater / Divulgação

A secretária municipal de Assistência Social, Bruna de Queiroz Pereira, explica que esta ação é fundamental para a qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade social. “As cestas são entregues seguindo o protocolo de prevenção à covid-19. Todos com uso de máscara e álcool. Além do aconselhamento sobre a higienização dos alimentos por parte das famílias’, conta.

PAA em Rodeiro

Cinco produtores do município de Rodeiro vendem seus produtos por meio do PAA.  Ulimar Vanelli Fernandes é um dos beneficiados. Pelo programa, o produtor comercializa banana, limão e mandioca. Ele também vende seus produtos fora do mercado institucional em outros municípios. Mas, segundo ele, o PAA é uma fonte de renda garantida o ano todo.

“O PAA é muito importante. É um programa do governo que chega direto para os produtores e garante preço e quantidade de entrega. O produtor produz e uma parte daquele produto já está destinada. Isso é muito importante para o produtor, que começa a fazer metas na programação anual”, diz Ulimar.

O contrato para que os produtores forneçam alimentos pelo PAA tem duração de um ano. Para o extensionista da Emater-MG Cristiano Gomide Galvão, o programa “tem sido de fundamental importância para o município neste momento de pandemia, pois, além de garantir a comercialização dos agricultores familiares, ainda proporciona alimentos saudáveis na mesa das famílias em vulnerabilidade social”.

PAA no estado

A execução do PAA em Minas Gerais, na modalidade compra com doação simultânea - por meio de termo de adesão estadual - é da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Emater-MG e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).