Arquivo Público Mineiro integra a sexta edição da Semana Nacional de Arquivos 

Equipamento cultural promove atividades híbridas e convida o público a conhecer mais sobre a atuação da instituição

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Arquivo Público Mineiro (APM), equipamento cultural no Circuito Liberdade em Belo Horizonte, integra a programação da 6ª Semana Nacional de Arquivos, que tem início na próxima segunda-feira (6/6). Com atividades híbridas, em formato presencial e virtual, a instituição administrada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) convida o público a conhecer mais das ações realizadas para a preservação da memória documental de Minas Gerais.  

Toda a programação é gratuita e se estende até sexta-feira (10/6). Os eventos virtuais serão transmitidos ao vivo pelo canal da Secult no Youtube. Já os eventos presenciais serão realizados na sede do APM.

Para o diretor do Arquivo, Bruno Balista, o evento é, também, uma grande oportunidade de diálogo e entendimento das demandas da sociedade a respeito da atuação do APM.  

“O Arquivo Público Mineiro tem papel importantíssimo na preservação da memória documental de Minas Gerais. Realizar esse movimento de troca de ideias e promoção e divulgação do Arquivo Público Mineiro é extremamente importante para garantir e efetivar as políticas públicas referentes aos acervos e fomentar o diálogo e a formação continuada”, destaca o diretor. 

Programação diversa  

A programação da Semana Nacional de Arquivos terá início na segunda-feira (6/6), às 19h, com a live “Arquivos Estaduais: desafios de gestão”. O evento contará com a presença do diretor do APM, do coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Thiago Lima Nicodemo, e do diretor geral do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Cilmar Cesconetto Francischetto, com o objetivo de debater as ações, desafios e soluções enfrentados por instituições arquivísticas estaduais. 

Izabel Chumbinho


Na terça-feira (7/6), a partir das 9h, acontecerá a “Oficina Técnica de Conservação de Documentos”, ofertada pelo Núcleo de Conservação de Documentos do Arquivo Público Mineiro. A atividade será realizada no Laboratório de Conservação e Restauração da instituição e contará com formação teórico-prática para o correto tratamento e acondicionamento de documentos.  

Em parceria com a Oficina de Paleografia da Universidade Federal de Minas Gerais, também compõe a programação da 6ª Semana Nacional de Arquivos uma “Oficina de Paleografia”, na qual os inscritos serão apresentados, de forma teórica e prática, às noções básicas para leitura e análise de manuscritos. A atividade acontecerá nos dias 8, 9 e 10/6, a partir das 9h, na sede do APM.  

Como última atividade presencial do evento, o Arquivo Público Mineiro realizará visita guiada às dependências da casa-sede, inaugurada em 1897 com o conjunto arquitetônico projetado para a Nova Capital. Nessa visita, o público poderá conhecer melhor a história do APM, instituição cultural mais antiga do estado, e também explorar momentos da história de Minas Gerais por meio da documentação exposta. Para essa e todas as demais atividades presenciais, as vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas neste neste link

O encerramento do evento acontecerá na sexta-feira (10/6), com a live “Records continuum e os caminhos para gestão de documentos”, que será transmitida no canal da Secult no Youtube a partir das 19h. A mesa contará com a participação do analista do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Cássio Murilo Alves Costa, e de Julianne Teixeira e Silva, professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. 

Semana Nacional de Arquivos  

A Semana Nacional de Arquivos é uma iniciativa do Arquivo Nacional e da Fundação Casa de Rui Barbosa que ocorre anualmente na semana do dia 9/6, data na qual se comemora o Dia Internacional dos Arquivos. Durante a Semana, arquivos e centros de memória e documentação de todo país serão abertos para a cultura e divulgação dos trabalhos desenvolvidos, com o objetivo de ampliar a visibilidade destas instituições e sua inserção na sociedade. 



Últimas