Arquivo Público Mineiro restaura partituras de hinos em BH

Iniciativa faz parte de parceria entre Secult e Universidade Federal do Rio de Janeiro

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

As partituras do Hino da Independência que nunca haviam deixado a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro chegaram a Belo Horizonte em abril para compor o acervo da exposição “Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil”, no Palácio da Liberdade. Antes de serem expostas ao público, elas serão restauradas no Laboratório de Restauração do Arquivo Público Mineiro.

No mês de julho, três das 14 partituras chegaram ao Arquivo Público Mineiro (APM) para passarem pelos processos de higienização e restauração. Esta ação faz parte da parceria estabelecida entre a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

As partituras do Hino Nacional brasileiro, composto por Francisco Manuel da Silva, do Hino da Aclamação de D. João VI e o Hino da Independência do Brasil já estão em processo de restauração e, além de serem higienizados, passarão por alguns procedimentos que buscam retardar o processo de deterioração dos documentos. O restante das partituras também passará por algum tipo de intervenção até o fim de agosto, quando deixarão Belo Horizonte rumo a Brasília.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.

 

 



Últimas