Arsae aponta 1.610 pontos de melhoria em serviços aos consumidores

Projeto Mais Água & Esgoto avalia, de forma remota, abastecimento de água e esgotamento sanitário disponibilizados aos usuários

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O projeto Mais Água & Esgoto da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) identificou, de fevereiro a maio deste ano, 1.610 pontos de melhorias nos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário em 96 municípios mineiros.

O projeto busca avaliar, de forma remota, os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a partir de informações que os prestadores de serviços regulados enviam periodicamente à agência. Ele teve início em 2018 e, até maio deste ano,  já haviam sido feitas 670 avaliações em 640 municípios – alguns foram avaliados mais de uma vez – e identificadas mais de 11 mil constatações.

Os principais resultados constatados foram melhoria significativa dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário nos municípios avaliados, apoio às fiscalizações presenciais e remotas, economia de tempo e de recursos e aumento da abrangência de atuação da Arsae-MG, cobrindo municípios que foram fiscalizados há mais tempo ou que serão fiscalizados conforme programação. 

Nos sistemas de abastecimento de água foram verificados os volumes de água produzidos e perdidos na distribuição, os índices de atendimento, a ocorrência de paralisações, a qualidade da água e o cumprimento de prazos para atender a solicitações de usuários.

Já nos sistemas de esgotamento sanitário foram analisados os percentuais de atendimento com coleta, a ocorrência de extravasamentos de esgoto na rede coletora e a abrangência e a eficiência no tratamento de esgoto.

A partir desta avaliação é possível identificar problemas de ausência de informações, inconsistências nos dados e mau desempenho nos serviços prestados à população.

Todos os problemas são enviados aos prestadores por meio de um Relatório Técnico. “O projeto não tem o intuito sancionatório, mas sim educativo, visando apontar inconsistências para que providências, melhorias ou ajustes de dados sejam realizados por parte do prestador”, explica a gerente de Informações Operacionais, Luciane Linces. 

Conheça mais sobre o projeto clicando aqui.



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