Atividades na capital e no interior celebram Semana Florestal

Ações, como plantio de mudas e mutirões de limpeza, buscaram sensibilizar a população

imagem de destaque
Trilha realizada no Parque Estadual Serra Verde
  • ícone de compartilhamento

Uma série de atividades na capital e no interior do estado comemoraram a Semana Florestal 2019. Organizada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), a semana contou com atividades como plantio de mudas, trilhas ecológicas, blitzes educativas, visitas a escolas, mutirões de limpeza de rios e ações de sensibilização da população sobre a importância da preservação da natureza. Nesta sexta-feira (27/9), o instituto comemorou o aniversário de 25 anos do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, com apresentação de coral. As atividades envolveram cerca de 53 municípios do interior e da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Na abertura da semana, o Parque Estadual Serra Verde, localizado no Vetor Norte de Belo Horizonte, recebeu alunos da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade para uma trilha ecológica no interior da unidade de conservação. Também foi realizado o plantio simbólico de mudas de espécies nativas da região, com a presença do diretor-geral do IEF, Antônio Malard.

“A educação ambiental consiste em uma das mais efetivas e importantes ferramentas de promoção da sustentabilidade ecológica, pois, a partir da conscientização das novas gerações, seremos capazes de garantir a continuidade de nossos esforços de preservação do meio ambiente. É isso que estamos fazendo hoje no Parque Serra Verde, trazendo estas crianças para aprenderem a conviver de forma harmônica e respeitosa com a natureza”, ressaltou Malard.

Durante o evento, uma muda de Jatobá foi plantada pelo diretor-geral do IEF, com ajuda dos alunos da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade. A espécie foi escolhida por ser uma árvore endêmica que já predominou em diversos biomas brasileiros e atualmente encontra-se quase extinta nos grandes centros do país.

Governador lança programa

Ainda dentro da programação da Semana, o governador Romeu Zema lançou, em Araguari, no Triângulo Mineiro, o Programa Diálogos com o Produtor Rural. A iniciativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), com apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), tem objetivo de apoiar o agronegócio a fim de desenvolver e diversificar a economia do estado, a partir da aproximação do governo com os produtores. Por meio da iniciativa, busca-se o esclarecimento de dúvidas referentes aos serviços ambientais e orientações sobre o meio ambiente e agropecuária, além da integração entre entidades estaduais relacionadas aos setores em Minas.

O programa será mensal e terá as equipes técnicas disponíveis para conhecer os problemas e buscar soluções para os produtores.

Cidade Administrativa

Na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas, diversas atividades envolveram os servidores.  Uma das atrações foi o curso de jardinagem, que contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas. Os participantes puderam aprender sobre questões relacionadas a plantio e cultivo de plantas. A atividade foi conduzida pelo engenheiro florestal do IEF e palestrante, Vergilius Maro Clemente, que ressaltou a importância de um esboço bem traçado para escolha do local e da iluminação no momento do plantio. Os servidores puderam levar para casa mudas de cedro, ipês roxo, amarelo e branco, pau-brasil, palmeiras, hibiscos e pau-ferro, além de plantas frutíferas como goiaba, jabuticaba, acerola, açaí e carambola. 

Vergilius Maro também trabalha no projeto de revitalização dos jardins da Cidade Administrativa. O trabalho inclui uma série de medidas, que vão desde ações de intervenção no solo a substituições de espécies de árvores. “Na revitalização dos jardins da CA,  estamos realizando um trabalho bem cuidadoso, com plantas específicas para cada local e adequadas aos tipos de solo e sombras”, disse.

Rola-Moça

Um abraço simbólico ao mirante Três Pedras marcou a celebração dos 25 anos de criação do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça nesta sexta-feira (27/9), na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dentro da programação da Semana Florestal, os participantes comemoraram a proteção de uma das mais importantes unidades de conservação estaduais e a terceira maior reserva ambiental em área urbana do Brasil.

Cerca de 80 pessoas participaram da atividade que percorreu o trecho de quase quatro quilômetros entre a portaria do Barreiro, do parque, e o mirante Três Pedras, onde ocorreu o abraço simbólico. 

A comemoração também marcou o lançamento do vídeo institucional do parque, que tem imagens dos aspectos da biodiversidade, da infraestrutura, do sistema de prevenção e combate a incêndios florestais, além do trabalho de educação ambiental. Também traz depoimentos do governador Romeu Zema e das principais lideranças e pessoas envolvidas com o cotidiano da unidade de conservação, além das equipes de funcionários e do IEF.

Na abertura, o diretor de Unidades de Conservação do IEF, Cláudio Vieira Castro, observou que “existem desafios e também a necessidade de superá-los”. Castro fez uma menção especial às pessoas que fazem parte da história do Parque. “Todas merecem muito respeito por sua luta pela natureza e muita história ainda virá nos próximos anos”, afirmou.

Já o gerente do Parque, Henri Dubois Collet, lembrou que a área do Parque, em 1994, já era semi-protegida, pois era uma Área de Proteção Especial (APEE). Ele afirmou ainda que a população da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) precisa conhecer mais a unidade de conservação e visitá-la. Encerrando a solenidade, o coral da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) apresentou músicas ligadas à natureza, com destaque para composição do maestro Heitor Villa Lobos.

A unidade de conservação recebeu, em 2018, o “Certificado de Excelência TripAdvisor”, do site de viagens que fornece informações e opiniões de usuários sobre serviços relacionados ao turismo. Por receber a honraria durante cinco anos consecutivos, a unidade de conservação (UC) passou também a fazer parte do Hall da Fama do TripAdvisor.

Educação ambiental

Como parte das ações comemorativas da Semana Florestal, foi lançado também o curso “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias”. Oferecido por meio da plataforma virtual Trilhas do Saber, ferramenta que integra a Universidade Corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), o curso, totalmente on-line, é direcionado a professores de diferentes conteúdos, analistas e gestores públicos, dirigentes de Organizações Não Governamentais (ONGs), além de estudantes de nível médio e superior. Os interessados devem realizar a inscrição até 4 de outubro na página do Trilhas do Saber.

Plantio em Barbacena 

Neste sábado (28/9), está previsto o plantio de 4 mil mudas na Fazenda Sericícola, em Barbacena, atividade que encerra a programação da Semana Florestal. Serão plantadas árvores de espécies nativas da região, produzidas no viveiro do IEF, em Barbacena, garantindo a proteção de duas nascentes e a restauração florestal de uma área de 10 hectares de área urbana, na região central do município.   

A área alvo da ação está localizada em um local onde funcionou a Estação Sericícola de Barbacena, indústria-escola destinada à disseminação da cultura da seda natural no Brasil, fundada em 1912. O local preserva um conjunto arquitetônico revestido de significado histórico, por ter sido sede da vanguarda da indústria da seda no Brasil, guardando consigo traços de grande importância no desenvolvimento do contexto urbano e social de Barbacena.

É de propriedade de domínio do Estado de Minas Gerais e ocupado atualmente pela Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, a UEMG – Unidade de Barbacena, a Universidade de Música Popular - BITUCA e o Grupo de Teatro Ponto de Partida.



Últimas