Banco de fotos virtual facilita trabalho de funcionários da Emater-MG

Iniciativa de assistente administrativo da unidade de Capelinha foi uma das vencedoras do prêmio MelhorInovação

Emater-MG / Divulgação

Uma simples atitude e o uso de ferramentas disponíveis na internet foram suficientes para facilitar o trabalho dos técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) que atuam na Unidade Regional de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. Como parte das rotinas dos extensionistas, está o registro fotográfico das ações e do resultado dos trabalhos realizados no campo. Um exemplo é o Relatório Anual de Atividades (RAA), que deve ser apresentado às lideranças municipais, além de outros trabalhos nos quais a ilustração por meio de fotos tem grande importância. Foi aí que o assistente administrativo da unidade regional, com sede no município de Capelinha, Aroldo Araújo da Silva, percebeu a dificuldade que os colegas enfrentavam para arquivar, organizar e acessar as fotos.

“Notei a dificuldade pela qual todos nós passávamos quanto à obtenção de fotos. Cada escritório tinha o seu próprio banco de imagens, o que tornava o acesso restrito e mais difícil. Além disso, as fotos se perdiam com o tempo, devido a troca, defeitos, ociosidade e desatualização de equipamentos nos quais ficavam armazenadas”, comenta Aroldo Araújo.

A solução encontrada por ele foi a criação de um banco virtual de fotos coletivo, que não dependesse de espaço físico para armazenamento e com acesso por todos os funcionários da regional Capelinha. O banco foi criado na nuvem, via Google Drive, e sem custo para a empresa.

Todas as pastas de fotos foram criadas identificando o município, data e qual ação ou evento. As fotos podem ser inseridas no banco virtual a partir de qualquer dispositivo. O funcionário pode utilizar computador, tablet ou até mesmo o próprio celular para manipulá-las. Da mesma maneira, o acesso pode ser feito de qualquer lugar com internet disponível.

“Não podemos deixar de mencionar que a utilização do drive para o banco virtual de fotos representa, para grande parte dos nossos funcionários, a descoberta e o início da utilização do conceito de gerenciamento virtual na nuvem e a abertura para inúmeras outras possibilidades de utilização, acompanhando a tendência mundial de evolução na área da tecnologia da informação”, afirma Aroldo Araújo.

MelhorInovação

O trabalho desenvolvido na regional Capelinha, envolvendo todos os escritórios que a compõem, com a criação do banco de fotos virtual, foi um dos vencedores regionais do prêmio MelhorInovação, promovido pela empresa em 2021. O concurso tem o objetivo de destacar as melhores iniciativas que valorizem profissionais e clientes da Emater-MG.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.