Cafeicultura ganha reforço com nova unidade de cooperativa em Patrocínio

Espaço da Cooxupé vai beneficiar produtores rurais da região

  • ícone de compartilhamento

A região do Triângulo Mineiro ganhou novo núcleo da Cooperativa Cooxupé no município de Patrocínio. A cooperativa de cafeicultores, apoiada pela Empresa de Assistência Técnica Rural de Minas Gerais (Emater-MG), está presente no município desde 2013. Com a instalação da unidade, a entidade pretende ampliar a atuação na região com uma estrutura de 120 mil metros quadrados com loja, auditório, armazém e centro de distribuição de insumos, entre outros serviços.

Para o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, o empreendimento fortalece a cafeicultura no estado. “É mais um equipamento importante, considerando que Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil. É uma atividade que gera muito emprego e renda para a sociedade de Minas Gerais. A cafeicultura tem esse poder de transformação e também é uma área estratégica para a Emater-MG, porque a gente vê esse poder de alcance até nos pequenos produtores”, ressaltou.

Já o secretário de Agricultura de Minas, Thales Fernandes, enfatizou a relevância do produto para a balança comercial estadual. "O café é o principal produto agrícola na pauta das exportações mineiras. Com a implantação do novo núcleo da Cooxupé em Patrocínio, será possível aumentar a capacidade de armazenamento e atender à demanda dos cafeicultores cooperados da região. Vale destacar que o sistema cooperativista é muito importante para Minas Gerais e esta iniciativa impacta positivamente a cadeia do nosso agronegócio", explicou.

Ministro da Agricultura, Marcos Montes afirmou que “a cooperativa tem um papel fundamental em dar dignidade e respeitabilidade ao pequeno produtor. O café é um símbolo do sucesso do agro. Não só por ser uma grande commodity, mas por sua organização, que faz com que o setor seja respeitado no Brasil e no mundo todo”, disse.

Considerado o maior município produtor de café do Brasil, com o apoio da assistência técnica rural prestada pela Emater-MG, Patrocínio agora conta com um novo núcleo da Cooxupé. Com um investimento de mais de R$ 30 milhões, a nova estrutura traz benefícios aos cooperados locais e da região, com a presença de loja, auditório, armazém, bloco de apoio aos motoristas, centro de distribuição de insumos, balança, oficina, entre outros pontos ampliados.

“Iniciamos as atividades em Patrocínio no ano de 2013, quando recebíamos 82 mil sacas de café. Hoje, temos um recebimento de mais de 200 mil sacas e um crescimento de quase 60% dos números de cooperados”, destacou o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

Números do café na região

O Certifica Minas, programa estruturador de Minas Gerais, executado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e pela Emater-MG – ambos vinculados à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – beneficiou cerca de 100 produtores rurais da região de Patrocínio. No ano passado, mais de 9 mil atendimentos foram prestados pela Emater-MG aos produtores rurais, incluindo os cafeicultores.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas