Campanha de Integridade é lançada no Dia Nacional da Ética 

Ética, Integridade e Agenda ESG alinham-se pela melhor gestão da Administração Pública

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Hoje, dia 2/5, em celebração ao Dia Nacional da Ética, o Governo do Estado de Minas Gerais estampou os elevadores e espelhos da Cidade Administrativa reforçando o seu compromisso por uma Administração Pública pautada por princípios éticos e íntegros. A ação é a segunda fase da Campanha de Integridade, lançada em 2019, e avança com o objetivo de consolidar uma cultura de integridade no Estado.   

“A primeira Campanha de Integridade tinha a intenção de apresentar para os servidores os valores em que acreditamos”, explica o controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle. “Agora, quatro anos depois, vários desses valores, como a transparência das informações públicas, estão consolidados e o Plano Mineiro de Promoção de Integridade evoluiu para Política de Estado”, completou Fontenelle. 

Com o bordão “Como você se comporta é o que importa”, o objetivo da nova campanha é estimular servidores e público externo que orbita na extensa rede de conexões do Governo de Minas a refletir sobre a importância da integridade em cada um de seus atos, não só em seus trabalhos, mas também na vida privada. 

No mundo inteiro, um crescente número de empresas busca se adequar à Agenda ESG (do inglês Environment, Social e Governance), que apresenta critérios não financeiros utilizados pelas grandes corporações para investir seus capitais. Nessa lógica são privilegiadas empresas, órgãos e instituições com esforços positivos nas áreas ambientais, sociais e de governança.  

A integridade é o alicerce dessas três áreas. Nas instituições a integridade alinha-se ao ESG por meio da boa gestão ambiental do planeta, do cuidado com o impacto social de suas ações, do fomento à equidade, à diversidade, às leis. Integridade percebe-se por meio de um controle interno eficiente, com práticas anticorrupção, transparência de dados, canais de denúncias. 

Toda mudança começa com as ações individuais, que podem expandir-se para toda a entidade e empresa: “Como você se comporta é o que importa”. Quando valores de integridade norteiam as ações e a cultura de uma organização, naturalmente ela estará mais próxima dos parâmetros da Agenda ESG. 

 



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