Cemig inaugura projeto piloto de centro de treinamento de eletricistas em Pouso Alegre

Extensão da Univercemig, campus vai contribuir na formação de profissionais do setor elétrico; objetivo é que a unidade seja a primeira de uma série de CTs descentralizados

  • ícone de compartilhamento

Cemig / Divulgação

A Cemig instalou, na cidade de Pouso Alegre, no Sul do Estado, o primeiro centro de treinamento descentralizado da Univercemig – a universidade corporativa da empresa.  A inauguração do campus aconteceu nessa terça-feira (25/4) e contou com a presença do presidente da companhia, Reynaldo Passanezi Filho.

O campus da Univercemig em Pouso Alegre vai contribuir para ampliar a estrutura de capacitação dos empregados próprios e contratados da distribuidora, além de formar novos eletricistas para atuar no sistema elétrico. A empresa tem planos de expandir a iniciativa para outras regiões de Minas Gerais, criando novos centros de treinamentos de forma descentralizada e possibilitando acesso aos jovens dessas comunidades a uma formação técnica.

Segundo o superintendente de Serviços Comerciais, Emergenciais e Manutenção da Distribuição da Cemig, Ernando Antunes Braga,  a formação de mão-de-obra especializada é uma demanda crescente do setor elétrico. Ao atender essa necessidade, a iniciativa vai contribuir para a geração de emprego e renda na região, pois serão oferecidas vagas gratuitas para o curso de formação de eletricistas, por meio de um programa de seleção de pessoas da comunidade. “Essa é mais uma iniciativa da companhia que coloca em prática o nosso propósito de transformar vidas com energia.  É uma excelente oportunidade para os jovens que buscam inserção no mercado de trabalho, uma vez que os aprovados nos treinamentos farão parte de um cadastro reserva e poderão ser contratados pelas empresas parceiras da Cemig”, afirma o superintendente.

Instalações

O campo de treinamento conta com uma estrutura física com postes, cabos, transformadores e outros equipamentos, que vai permitir simulações de tarefas nas estruturas das redes urbanas e rurais, padrões de medição e eficiência energética, proporcionando um aprendizado prático dos diferentes tipos de redes e das diversas atividades realizadas na rotina diária de um eletricista de linhas e redes. "Além da formação técnica, os cursos ministrados no campus também vão qualificar os treinandos para a execução dos serviços na rede elétrica com mais segurança, contribuindo para a prevenção de acidentes e para a consolidação do nosso valor inegociável: o respeito à vida", explica o Superintendente de Gestão de Pessoas, Brunno Viana dos Santos SantAnna.

A primeira utilização do campus foi para apresentação de novas tecnologias em inspeção em redes e reciclagem de eletricistas no resgate em altura. Nos próximos meses, a Cemig anunciará os critérios e procedimentos necessários para a seleção de pessoas da comunidade interessadas na formação.



Últimas