Centro de Arte Popular recebe programação do Minas no Plural

Em primeira edição, festival literário é inclusivo e se destina a público de todas as idades

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

De 11 a 20/8, o Centro de Arte Popular recebe programação especial do Festival Minas no Plural Literária, cuja programação, inclusiva, se destina a crianças, jovens e adultos. O evento oferece atividades de criação, edição e circulação de livros, reflexões sobre a literatura, as artes, e o conhecimento científico, essenciais para o desenvolvimento social e para a emancipação cidadã.

Em primeira edição, o evento é especialmente dedicado a promover a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência, principalmente no campo da leitura, além da valorização de autores e artistas mineiros. Toda a programação conta com recursos de acessibilidade, cuidadosamente pensados para o atendimento deste público, observadas as necessidades específicas de cada um.

Uma das atrações, em 11/8, das 9h às 12h, trata do processo de criação do livro “À Sombra da Mangueira”, resultado de oficinas de ilustração que o escritor e ilustrador Angelo Abu realizou com crianças em Maputo, capital de Moçambique. Neste processo, a diversidade da língua portuguesa acabou se tornando o tema central, e o formato “livro para escutar” a melhor mídia para contar aquela história.

Circuito Liberdade

O Circuito Liberdade é a casa da primeira edição do Festival Minas no Plural Literária. O conjunto está localizado na região central de Belo Horizonte e é composto por 32 instituições, que permeiam diferentes aspectos do universo cultural e artístico, assim como da economia criativa.

Os equipamentos culturais integrados reunidos no complexo compartilham o objetivo de explorar e valorizar a diversidade de manifestações culturais, tudo isso em uma área de enorme valor simbólico e histórico de Belo Horizonte.

Espaço 

O Centro de Arte Popular integra o Circuito Liberdade está localizado nas adjacências da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e exibe ao público a riqueza da cultura produzida pelos artistas populares de Minas Gerais. A instituição tem por objetivo divulgar a pluralidade e a diversidade cultural mineira, dinamizando a produção, o consumo e a fruição artística, além de atuar como poderoso agente de inclusão social.

O acervo do CAP é composto por objetos confeccionados em madeira, cerâmica, tecido, fibras naturais, pedras, além de outros suportes e linguagens. A originalidade e a criatividade do artista popular mineiro estão ao alcance dos olhos dos visitantes, assim como o domínio do fazer artístico sobre as matérias-primas proporcionadas pela natureza.

A instituição conta com um programa de ação educativa permanente e produz exposições temporárias, oficinas e eventos diversos relacionados às diversas expressões da arte criadas pelo homem ao longo dos tempos no território que corresponde ao Estado de Minas Gerais.

Serviço

Centro de Arte Popular recebe programação do Festival Minas no Plural Literária

Data: de 11 a 20/8/2022 (quarta-feira a sábado)

Local: Rua Gonçalves Dias, 1.608, Lourdes

Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 12h às 19h;  sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas