Cidade Administrativa tem iluminação especial em alusão ao Outubro Rosa

Auditório da sede do governo estadual permanece com as luzes até segunda-feira (17/10); espaços culturais da capital também 'vestem' o tom do movimento

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Auditório Juscelino Kubitschek, na sede administrativa do Governo de Minas Gerais, ganhará iluminação especial, na noite desta sexta-feira (14/10), em alusão ao Outubro Rosa. A campanha tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre prevenção e controle do câncer de mama. O cor-de-rosa permanece até a próxima segunda-feira (17/10) no Auditório JK. 

Em Belo Horizonte, equipamentos culturais do Circuito Liberdade também estão 'vestindo' o rosa pela conscientização. Destaque para os já iluminados Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e Cine Theatro Brasil Vallourec. Confira imagens em @circuitoliberdade (Instagram).

Destaque, ainda, para as fachadas do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), que foram iluminadas de rosa. Nas unidades do instituto, os colaboradores entraram para o movimento 'sextou de rosa', em que todos vestem rosa às sextas-feiras para lembrar e incentivar as mulheres a se cuidarem.

Ações pelo estado

Em 2022, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) adota a perspectiva de cuidado integral e completo em alusão à campanha. Além dos exames de rotina, que são fundamentais para o diagnóstico precoce, a SES-MG incentiva medidas que contribuem para o empoderamento e autonomia, reforçando os fatores de proteção à saúde. 

No Sistema Único de Saúde (SUS), são oferecidos exames de diagnóstico e tratamento tanto para o câncer de mama, quanto para o câncer de colo do útero. Em Minas Gerais, a porta de entrada são as unidades básicas de saúde, que acolhem e orientam os pacientes conforme cada caso. O Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), unidade do Complexo de Especialidades da Fundação Hospitalar Estadual de Minas Gerais (Fhemig), é unidade referência no tratamento oncológico pelo SUS.

Ações em sintonia com o Outubro Rosa também estão em andamento em todo o estado por meio de outros órgãos e instituições ligadas ao Governo de Minas.

Ao longo do mês, por exemplo, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mobiliza profissionais, detentos, adolescentes em privação de liberdade e familiares para ampliar a conscientização sobre o tema. São palestras, oficinas, rodas de conversa, teatro e atividades literárias, algumas delas em parceria com escolas e secretarias municipais de saúde, promovidas por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase).

Na Fundação Ezequiel Dias (Funed), pesquisas envolvendo o câncer de mama também têm se destacado pelo potencial de contribuir para a eficiência do tratamento e aumentar a sobrevida e qualidade de vida das pacientes.



Últimas