Circuito Liberdade tem atrações com acessibilidade garantida

Equipamentos culturais estão preparados para receber pessoas com algum tipo de deficiência

imagem de destaque
A Casa Fiat de Cultura apresenta peças multissensorais em suas exposições
  • ícone de compartilhamento

Que Minas Gerais é um estado cultural todos sabem. Mas o que nem todos sabem é que muitos dos equipamentos culturais que integram o Circuito Liberdade são adaptados para receber portadores de alguma deficiência.

O Circuito Liberdade, inaugurado em 2010, é reconhecido como um grande corredor de cultura do país. Localizado em uma área histórica de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade e seu entorno, é composto por 16 instituições, entre museus, centros de cultura e de formação.

Em vários equipamentos, a pessoa com alguma deficiência, seja visual, física ou auditiva, tem acesso a exposições, filmes ou livros de seu interesse. Ela pode desfrutar de várias atividades e ter sua inserção cultural e social facilitada. Conheça alguns desses espaços e suas peculiaridades.

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Um exemplo de acessibilidade é o serviço oferecido pela Biblioteca Pública - referência nacional em acessibilidade e inclusão - o Setor Braille. (Braille é um sistema de escrita tátil usado por pessoas cegas ou com baixa visão).

No espaço, que funciona no prédio sede da biblioteca, pessoas com deficiência visual têm acesso à informação e à literatura por meio de livros em braille e recebem orientação para suas pesquisas e estudos. O acervo é composto por obras da literatura infanto-juvenil, literatura brasileira e estrangeira, disponíveis para consulta e empréstimo domiciliar. O setor também produz, por meio de impressoras especiais, alguns títulos solicitados pelos usuários que são transcritos para o Sistema Braille.

O acesso à internet em computadores com sintetizadores de voz também é disponibilizado, além do ampliador de tela, lupa eletrônica de mesa e lupa portátil, para leitores com baixa visão. Também é oferecido serviço de voluntariado, que atua fazendo leitura viva voz, transcrições de textos e gravações.

O espaço também oferece cursos, exposições temporárias, clube de leitura e o Cine Braille (exibição de filmes com áudio-descrição). Os dvds ficam disponíveis para empréstimo domiciliar.

Exposições táteis são realizadas durante todo o ano, e proporcionam às pessoas com deficiência visual o contato com as artes, de maneira democrática. Entre outros, já foram expostos trabalhos do artista Leandro Gabriel, com esculturas em latão reciclado, da artista Vilma Noel, com esculturas em bronze, e da artista Maia Borkowski com esculturas em ferro soldado, pedras semipreciosas e resina com pigmentos e fibras naturais.
 

Serviço:

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais 
Endereço:
Praça da Liberdade, 21 - Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 32691-1166

 

 

 



Casa Fiat de Cultura

Outro espaço de destaque em termos de acessibilidade é a Casa Fiat de Cultura. Desde sua fundação, o equipamento possui um Programa Educativo que, a cada exposição, desenvolve temáticas interdisciplinares com atividades oferecidas gratuitamente a todos os segmentos da sociedade. Em 2017, dentro do Programa Educativo, foi criado o Núcleo de Acessibilidade, que desenvolve instrumentos e estratégias de acessibilidade.

Todas as exposições na Casa Fiat de Cultura contam com ferramentas de acessibilidade. A expografia das mostras é discutida com as curadorias com objetivo de construir adaptações pensando na acessibilidade. Algumas obras são rebaixadas na parede para facilitar o acesso de cadeirantes, crianças e pessoas com estatura reduzida. Os espaços entre as obras também são definidos de modo que pessoas com cadeiras de rodas consigam transitar com tranquilidade.

Além disso, são disponibilizados tablets com material informativo sobre as exposições, pensando no público surdo-mudo, que também conta com descrição de obras e dos espaços, e material tátil para referência. A mediação em libras é disponibilizada de acordo com as demandas.

Em 2017 a Casa Fiat de Cultura lançou as peças multissensoriais baseadas no painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari – em exposição permanente no hall de entrada da instituição. A tela foi reproduzida em escala gráfica reduzida, de modo que seja possível ser tocada pelo público, com objetivo de ampliar a acessibilidade da obra a pessoas com deficiência visual parcial ou total, e materializar, para todos os públicos, os conceitos essenciais da composição do quadro do artista.

Serviço:

Casa Fiat de Cultura
Endereço:
Praça da Liberdade, 10 - Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3289-8900

 

 

 



MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Integrante do Circuito Liberdade desde 2010, o museu de ciência e tecnologia apresenta, de forma lúdica e interativa, a história da mineração e da metalurgia. São 18 áreas expositivas, com 44 atrações, muitas delas contemplando a acessibilidade.

A Exposição de Fósseis, lançada recentemente com cerca de 100 peças, foi montada de forma adaptada, com conteúdo audiovisual em libras, piso tátil e réplicas para que pessoas com deficiência visual possam sentir os fósseis.

Também são oferecidas visitas guiadas em libras, pelo acervo permanente do museu, em horários pré-definidos. Já o Circuito Acessível Pedras Sabidas, projeto premiado, foi desenvolvido considerando os princípios do desenho universal, que proporciona mais acessibilidade aos visitantes. A atração conta com três expositores, em locais de fácil acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

Amostras de minerais ganham vídeos com imagens ampliadas para que pessoas com baixa visão possam observar os detalhes. Há também áudios, para pessoas com perda total da visão, textos para pessoas surdas que leem português, e tradução em Libras, para pessoas surdas que se comunicam nesta linguagem.
 

Serviço:

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Endereço:
Praça da Liberdade, s/n
Telefone: (31) 3516-7200

 

 

 


 


Visão geral da exposição de fósseis com piso tátil (Crédito: Leonardo Miranda)



Memorial Minas Gerais Vale

O museu, dedicado às tradições do povo mineiro, utiliza recursos virtuais para reunir, em um mesmo espaço, parte da riqueza cultural do estado, desde o século 18 até o cenário contemporâneo.

Todos os espaços estão preparados para receber visitantes portadores de alguma deficiência. O espaço desenvolveu o Guia Multimídia e a ferramenta está instalada nos tablets que estão disponíveis, gratuitamente, para os visitantes.

A visita virtual pode ser feita em cinco idiomas, português, inglês, francês, espanhol e libras. E para aqueles que não conseguem utilizar o mouse, a navegação pode ser feita usando chaves de acesso.

O museu conta com sinalização em alto relevo e braile nos elevadores, bem como dispositivos de ajuda, em caso de problemas (botão amarelo) e barras de apoio. O Memorial oferece ações educativas, como a Sensações Memoráveis, onde o visitante tem a oportunidade de descobrir e ativar outros sentidos, quando privado de um deles, no caso a visão.
 

Serviço:

Memorial Minas Gerais Vale
Endereço:
Praça da Liberdade, 640
Telefone: (31) 3308-4000

 

 

 


 


O Guia Multimídia está disponível gratuitamente para os visitantes (Crédito: Sérgio Luiz Castro)



Últimas