Com investimentos do Governo de Minas, nova sonorização do Carnaval de BH melhora a experiência dos foliões

Novidade no país, sistema que amplifica o som garante conforto e diversão ao público dos blocos

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Dois dos principais espaços do Carnaval de Belo Horizonte receberam novidades para a folia em 2024. A nova sonorização instalada nas avenidas dos Andradas e Amazonas, com torres amplificando o som em todo o trajeto, fazendo com que os foliões consigam acompanhar o cortejo com qualidade técnica inédita na folia da capital, é atração para milhares de pessoas nesta segunda-feira (12/2) e será na terça-feira (13/2).

Bárbara Botega ; Dirceu Aurélio / Imprensa MG

“A sonorização é muito importante, pois os nossos artistas são ouvidos em toda a avenida. Antigamente, só as pessoas próximas curtiam os blocos, hoje já não é mais assim. Isso dá conforto e segurança para o folião, ele não precisa ficar tão próximo ao carro de som para poder escutar a música. É a nossa cultura sendo divulgada em todo Brasil”, explica a secretária adjunta de Comunicação Social, Bárbara Botega.

Na Avenida Amazonas, os blocos Baianas Ozadas e Ziguiriguidum fizeram seus desfiles com a nova tecnologia. Já na região Leste da cidade, o Havayanas Usadas e o É o Amô  arrastaram uma multidão na Avenida dos Andradas. O novo sistema de sonorização do Carnaval belo-horizontino, inaugurado oficialmente no último fim de semana, é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio do patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). O investimento é de R$ 4,5 milhões, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“Tentamos fazer com que os artistas sejam ouvidos em vários pontos para além do entorno do trio elétrico, e, em 2023, no mês de abril, começamos a planejar o que seria esse novo sistema de sonorização, que dá mais visibilidade ao trabalho dos artistas e proporciona uma melhor

Leônidas de Oliveira; Dirceu Aurélio / Imprensa MG

experiência para foliões e turistas. Para o Governo de Minas, os investimentos foram realizados para tornar nossa folia uma das melhores do país e colocar Minas como um dos principais destinos turísticos nesse período”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

O novo sistema foi aprovado pelos foliões. O morador de Juiz de Fora, na Zona da Mata, Lorenzo Scapim, está curtindo o Carnaval de Belo Horizonte pela quarta vez. Ele elogiou a sonorização e também destacou a segurança.

"Essa sonorização está muito boa, dá pra acompanhar o bloco mesmo estando distante dele. A segurança esse ano também está muito melhor. Vários policiais nas ruas, nos deixando mais confortáveis", disse.

A servidora pública de Mario Campos, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Paola Cristine, também aprovou o sistema.

“A sonorização está mais do que aprovada, parece que estamos perto do trio, o som está limpinho. Eu e minha família estamos gostando muito do Carnaval desse ano”, conta a foliã.

Os desfiles continuam nesta terça-feira (13/02), com as apresentações dos blocos  Juventude Bronzeada e Pisa na Fulô, ambos na Avenida dos Andradas, e Funk You e Baianeiros na Avenida Amazonas.

A nova sonorização estreou no Carnaval de BH no fim de semana. Na Avenida dos Andradas, os blocos Tchanzinho do Norte e Volta Belchior desfilaram no sábado e experimentaram a novidade. No dia seguinte, foi a vez do Bloco da Esquina e da Alcova Libertina realizarem seus cortejos. Já na Avenida Amazonas, os blocos Abalô Caxi e Angola Janga saíram no domingo. O sistema de som foi testado em um grande evento realizado nos dias 13 e 14/2, na Avenida dos Andradas, no mesmo trajeto utilizado durante o Carnaval. O Ensaio Geral reuniu 24 blocos e 200 mil pessoas naquele fim de semana.

Confira a programação completa de terça-feira (13/2) nas avenidas sonorizadas:

Av. Amazonas

Terça-feira (13/2)

Funk You

10h às 11h – concentração

11h às 14h – desfile

14h às 15h – dispersão

Baianeiros

14h às 15h – concentração

15h às 19h – desfile

19h às 20h – dispersão

Av. dos Andradas

Terça-feira (13/2)

Juventude Bronzeada

8h às 9h – concentração

9h às 13h – desfile

13h às 14h – dispersão

Pisa na Fulô

14h às 15h – concentração

15h às 19h – desfile

19h às 20h – dispersão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Últimas