Compete Minas recebe propostas com foco na inovação

Chamadas somam R$ 80 milhões e as propostas podem ser enviadas até abril

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lançou, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), as chamadas 07/2024 - Compete Minas: Linha Tríplice Hélice e 08/2024 - Compete Minas: Linha Empresas, Startups e Cooperativas.

Ambas as chamadas, que somam R$ 80 milhões em investimentos, estão ligadas ao Compete Minas. Segundo o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Araújo, o foco do programa é apoiar o desenvolvimento econômico do estado, tornando as empresas mineiras mais competitivas e eficientes por meio de tecnologia e inovação.

Para a gerente de Inovação da Fapemig, Narrayra Granier Cunha, o Compete Minas representa uma oportunidade de inovação e crescimento para empresas e empreendedores.

“Por meio das chamadas, procura-se incentivar a cultura de inovação nas empresas, startups e cooperativas do estado, bem como incentivar práticas de inovação aberta no ambiente produtivo mineiro”, comenta.

Linha Tríplice Hélice

A Chamada 07/2024 destinará R$ 30 milhões a projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação propostos por Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTMGs) em parceria com empresas, startups ou cooperativas mineiras.

Os recursos serão destinados a projetos que visem ao desenvolvimento de produtos e/ou processos inovadores para o mercado nacional e que envolvam risco tecnológico associado a oportunidade de mercado.

Confira o texto integral da chamada neste link.

Nesta edição, ela traz como novidades o aumento dos valores a serem solicitados, a permissão para parcerias entre Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e grandes empresas e a diminuição do aporte de contrapartida para médias e médias-grandes empresas.

Outra novidade é a permissão para que coordenadores que tiveram projetos aprovados na Chamada 12/2022 enviem propostas à Chamada 07/2024, desde que o projeto contratado anteriormente esteja concluído e tenha sido encaminhada à prestação de contas final da Fapemig.

O envio de propostas deverá ser feito por meio de formulário eletrônico disponibilizado no sistema Everest até 17/4/2024.

O prazo de execução do projeto deverá ser de até 36 meses, a partir da data de publicação no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

Linha Empresas, Startups e Cooperativas

A Chamada 08/2024 destinará R$ 50 milhões a projetos propostos por empresas, startups e cooperativas do estado de Minas Gerais para desenvolvimento de produtos e/ou processos inovadores, novos ou significativamente aprimorados.

Nesta edição, os proponentes terão a opção de consultar a Sede, enviando previamente um Resumo Executivo com intuito de obter uma opinião preliminar sobre o mérito e a qualidade do objeto da proposta que será apresentada posteriormente no sistema Everest da Fapemig.

Empresas, startups e cooperativas que tiveram projetos contratados na Chamada Fapemig 13/2022, poderão solicitar recursos financeiros conforme uma categoria imediatamente superior à que corresponderia a sua, considerando o critério da receita bruta, desde que o projeto contratado anteriormente esteja concluído e tenha sido encaminhada à prestação de contas final da fundação.

Clique aqui para o texto integral da chamada.

O prazo de execução do projeto deverá ser de até 24 meses, a partir da data de publicação no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

Em caso de dúvida, entre em contato com a Fapemig pelo Fale Conosco.

Compete Minas na estrada

Entre os dias 23 e 26/1, uma caravana da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Subinova) percorre o estado para divulgar o edital em palestras gratuitas.

A iniciativa busca esclarecer possíveis dúvidas e divulgar outras oportunidades acerca de ciência, tecnologia e inovação para o setor produtivo e universidades mineiras.

As cidades de Guaxupé, Juruaia, Nova Resende e Alpinópolis já foram visitadas. Confira os locais das próximas palestras:

25/1 (quinta-feira)

Carmo do Rio Claro – 19h

Local: Associação Comercial e Empresarial de Carmo do Rio Claro - Rua Getúlio Vargas, número 357, Centro

26/1 (sexta-feira)

Conceição da Aparecida – 8h