Concluída fase de capacitações para elaboração do Plano Estadual de Ação Climática

Ação vai conduzir atuação do Estado para gestão da agenda do clima e alcance de metas de sustentabilidade. Próxima etapa será de diagnóstico

  • ícone de compartilhamento

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) finalizou a etapa de de capacitações para elaboração do Plano Estadual de Ação Climática. A ação busca desenvolver estratégias de adaptação às mudanças climáticas, além de neutralizar a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) no estado até 2050. O plano tem conclusão prevista para novembro deste ano.

O ciclo de capacitações foi oferecido, no mês de fevereiro, aos gestores e corpo técnico responsável pelo desenvolvimento do Inventário de Emissão de Gases de Efeitos Estufa de Minas Gerais. O documento, com lançamento previsto para o mês de junho, busca atualizar os dados relacionados à identificação e quantificação de fontes emissoras no estado, atuando como instrumento de avaliação no processo de planejamento do plano estadual.

Treinamento

Participaram das quatro sessões de capacitação 20 representantes de nove órgãos governamentais e da sociedade civil organizada envolvidos na elaboração do Plano Estadual de Ação Climática. As aulas foram ministradas remotamente pela Feam, em parceria com o ICLEI América do Sul, rede global composta por mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável, entre eles Minas Gerais.

Durante o treinamento, foram abordados conceitos introdutórios sobre mudança do clima e acordos internacionais, principais diretrizes do Intergovernamental Painel on Climate Change (IPCC na sigla em inglês), identificação de fontes emissoras e coleta de dados para composição de inventários relacionados à emissão de gases.

Segundo Marina Lopes, consultora ambiental do ICLEI América do Sul e uma das responsáveis pelo ciclo de capacitações, o objetivo desta fase do projeto foi promover um nivelamento entre os diversos atores que participam da elaboração do plano. “Como temos pessoas de diversos setores do governo e também da sociedade civil organizada, buscamos garantir que todos estejam alinhados com relação aos conhecimentos e dinâmicas de produção necessárias”, ressalta.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Alessandro Campos, o desenvolvimento do plano estadual foi um dos compromissos firmados pelo Governo de Minas ao se tornar o primeiro estado da América Latina a aderir à campanha global “Race To Zero”, que busca zerar as emissões líquidas de GEE no planeta até 2050.

“O Plano Estadual de Ação Climática irá conduzir as diretrizes de atuação do Estado para gestão da agenda climática nos próximos anos, além de viabilizar o alcance das metas de sustentabilidade firmadas junto à comunidade internacional. Aliado a outros importantes instrumentos de gestão pública, como o Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa de Minas Gerais, o plano irá guiar as ações do Estado na busca da resiliência necessária ao enfrentamento da crise climática global”, explica o coordenador.

Próxima etapa

A nova fase de desenvolvimento do projeto consiste na consolidação do Diagnóstico. Nesta etapa, será apresentando um levantamento das políticas públicas, planos e projetos desenvolvidos no Estado que apresentam alguma relação com a agenda climática. Ainda em versão preliminar, o documento tem finalização prevista para abril, após a conclusão dos ciclos de avaliação.



Últimas