Consórcio Infraestrutura MG vence leilão para concessão de rodovias do Triângulo Mineiro

Empresas serão responsáveis pela gestão dos trechos por 30 anos; estão previstos investimentos de R$ 3,2 bi em melhorias nas estradas para maior segurança e redução de acidentes

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Seinfra / Divulgação

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), realizou, nessa segunda-feira (8/8), o leilão para concessão do Lote 1 (Triângulo Mineiro), do Programa de Concessões Rodoviárias.

O leilão teve como critério de julgamento a combinação de menor valor de tarifa de pedágio, com o de maior valor de outorga, e foi vencido pelo Consórcio Infraestrutura MG, formado pelas empresas Equipav e Perfin. O valor da tarifa foi de R$ 11,48115 e não houve proposta de valor de outorga.

O objetivo foi a seleção e contratação de concessão da prestação dos serviços públicos de exploração da infraestrutura, operação, manutenção, monitoração, conservação, ampliação da capacidade e manutenção do nível de serviço dos trechos do sistema rodoviário pelo prazo de 30 anos.

O lote possui 627,4 quilômetros de rodovias na região do Triângulo Mineiro. Os trechos estão localizados entre as cidades de Uberlândia, Uberaba, Patrocínio e Araxá.  Estão previstos investimentos de R$ 3,2 bilhões, sendo R$ 1,4 bilhão nos oito primeiros anos da concessão.

A futura concessionária será responsável pela duplicação de 36,1 quilômetros e implantação de 55 quilômetros de faixas adicionais, além de 353 quilômetros de acostamento, 52 dispositivos de interseção e rotatórias, três travessias de pedestres, 39 adequações de Obras de Arte Especiais, 13 quilômetros de pavimentação, entre outros.

“A concessão do Lote 1 vai permitir que as melhorias tão esperadas pela população do Triângulo sejam finalmente realizadas. As rodovias da região serão revitalizadas e se tornarão mais seguras. Isso sem falar no ganho logístico para o setor produtivo”, analisa o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.

Programa de Concessões Rodoviárias

Em Minas Gerais, entre os anos de 2010 a 2020, as internações por acidentes de trânsito chegaram a 190.163, correspondendo a 15,4% do total no Sistema Único de Saúde (SUS).

Apenas nas rodovias sob responsabilidade do Governo de Minas gasta-se, anualmente, cerca de R$ 366 milhões com acidentes fatais no trânsito, R$ 698 milhões com feridos e ainda R$ 67 milhões com vítimas sem ferimentos.

A expectativa com o Programa de Concessões Rodoviárias é uma melhoria geral da qualidade das rodovias do estado, impactando diretamente na redução dos acidentes e segurança dos usuários.

 

Seinfra / Divulgação

Abrangência

Em sua totalidade, o Programa de Concessões Rodoviárias prevê a modelagem de sete lotes, sendo que os referentes ao Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Varginha - Furnas, São João Del Rei, Lagoa da Prata - Itapecerica e Patos de Minas - Arcos são estruturados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Lote Ouro Preto, por sua vez, tem sido modelado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A malha em estudo para concessão totaliza uma extensão de aproximadamente 3 mil quilômetros e contempla cerca de 120 municípios, beneficiando diretamente mais de 5 milhões de pessoas. A expectativa do Governo de Minas é que sejam atraídos mais de R$ 11 bilhões em investimentos privados para a ampliação de capacidade e recuperação das rodovias, fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



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