Copasa e Prefeitura de Presidente Olegário firmam parceria para executar ações de proteção ambiental no município

Iniciativas foram pleiteadas pelo Colmeia e serão custeadas pelo Programa Pró-Mananciais

Prefeitura de Presidente Olegário / Divulgação

A Copasa e a prefeitura de Presidente Olegário, no Noroeste de Minas, por meio do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), decidiram, nesta quinta-feira (27/7), na sede da administração municipal, firmar um termo de cooperação técnica com a finalidade de promover ações para preservação do meio ambiente no município.

Com a parceria, a prefeitura disponibilizará maquinário e mão de obra para execução das atividades, e a Copasa, por meio do Pró-Mananciais, seu programa de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas, custeará as despesas, com o combustível utilizado na execução dos serviços, que serão feitos na área rural.

Fauster Bernardes, assistente socioambiental da companhia, explicou os benefícios da parceria. “A intenção é promover trabalhos de subsolagem, que consistem em técnicas para inibir a compactação do solo e favorecer o ressurgimento da vegetação; e construir barraginhas, pequenas bacias escavadas na terra que armazenam água da chuva”, contou, informando que essas atividades contribuem para a recarga dos lençóis freáticos e, consequentemente, para uma maior disponibilidade de água.

Para o Executivo Municipal, a iniciativa é mais um passo rumo a um futuro sustentável. “Nós entendemos a relevância do projeto e a importância dessas ações de preservação nas áreas rurais. Juntos e por meio do Pró-Mananciais e Colmeia, temos desenvolvido um trabalho que vem desde a educação ambiental até a realização das atividades de proteção. E quando se fala em propriedades rurais, sabemos que elas passam de geração em geração. Com esse suporte, todos aprendem a ter uma visão diferente sobre a sustentabilidade”, disse Júlio Reis, vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente de Presidente Olegário.

O próximo passo é promover uma reunião com os produtores rurais do município, a fim de apresentar o projeto e pedir sua autorização para execução das atividades nas áreas de preservação permanente, já que algumas delas encontram-se no interior ou perto de propriedades particulares. A estimativa é que o encontro ocorra em setembro.

Além de Júlio e Fauster, também participaram da cerimônia o secretário municipal da Fazenda, Ronaldo Alves Pereira; o vereador e presidente da Câmara Municipal, Neverson Aparecido Teodoro; o encarregado do sistema da Copasa no município, Cleiton Cleber de Souza; e os representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), José dos Reis Pereira e Eduardo Humberto Pereira.

“A Emater também é peça crucial do desenvolvimento dos trabalhos, pois serão responsáveis por dar todo o suporte técnico durante a realização das atividades”, destacou Fauster.

Sobre o Pró-Mananciais

Criado em 2017, o Pró-Mananciais visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público.

Atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.

A iniciativa conta com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em 275 municípios em que a companhia detém a concessão dos serviços.