Copasa investe mais de R$ 1 milhão em cercamentos de áreas verdes no Pontal do Triângulo

Recursos do Pró-Mananciais visam proteger nascentes e áreas de preservação permanentes em municípios mineiros 

  • ícone de compartilhamento

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), por meio do Pró-Mananciais, programa de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas, investiu R$ 1,1 milhão na construção de 44.689 metros de cercas em quatro municípios do Pontal do Triângulo, beneficiando mais de 63 mil pessoas.  

Os cercamentos, instalados de abril a agosto, estão localizados no entorno de nascentes e áreas de preservação permanentes nas regiões de Centralina (9.769 metros), Limeira do Oeste (7.905 metros), Prata (10.000 metros) e Santa Vitória (17.055 metros). No total, 28 propriedades foram contempladas.  

De acordo com Rodrigo Lucas, secretário de Meio Ambiente de Centralina e coordenador do Colmeia no município, as atividades de proteção ambiental representam ganho muito importante para a sociedade. “As cercas evitam a entrada dos animais e o pisoteio de nascentes e a compactação do solo”, disse.  

“Na Gerência Regional de Frutal desde 2018, os recursos do Pró-Mananciais estão sendo aplicados conforme os trabalhos levantados por cada equipe do Colmeia, Copasa e Emater, por meio do cercamento de nascentes, APPs, plantio de mudas, adequação de estradas, construção de bacias de contenção de águas de chuva, terraceamento e outras ações”, apontou Adilson Maia, integrante da equipe socioambiental da Copasa. 

O programa 

O Pró-Mananciais, criados em 2017, visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público.  

Atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.  

A iniciativa conta com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em mais de 290 municípios em que a companhia detém a concessão dos serviços. 

Responsabilidade socioambiental  

A atuação socioambiental da Copasa integra a Agenda ESG da companhia, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. O objetivo da Agenda ESG é reafirmar o propósito de “cuidar da água e gerar valor para as pessoas”.  

A gestão ESG é um mecanismo de inteligência competitiva, pois colabora na aceleração dos processos de gestão e de operação. Consolida o posicionamento e as ações cruciais para atender às expectativas das partes interessadas e garantir a perenidade da companhia, frente aos desafios ambientais e sociais dos próximos anos.  

A atuação também é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e nos seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. 
 



Últimas