Copasa investe mais R$ 800 mil no sistema de abastecimento de água de Paracatu

Aporte propiciará ainda bombeamento e tratamento de água acumulada pelas últimas chuvas no piscinão

Copasa / Divulgação

Para assegurar a melhoria do abastecimento em Paracatu e assim contribuir para a qualidade de vida da população, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) investiu mais R$ 800 mil na compra de quatro bombas anfíbias, equipamentos usados na captação de água – o que beneficiará os cerca de 90 mil moradores do município.

A cidade terá maior segurança em seu sistema de abastecimento, uma vez que, a partir da instalação dos novos equipamentos, os riscos de desabastecimento por falhas eletrônicas ou mecânicas são reduzidos e, em caso de pane, a empresa terá outros equipamentos reserva na cidade, agilizando a correção de um possível problema e consequentemente dando maior celeridade à recuperação total no fornecimento de água.

"As bombas anfíbias possuem um diferencial em sua eficiência por serem capazes de trabalharem de maneira submersa. Além disso, esses equipamentos devem beneficiar toda a população com mais segurança hídrica, uma vez que reduzem o risco de desabastecimento causado por falhas mecânicas", afirmou a engenheira de Produção e Operação da Copasa, Amanda Alencar.

De acordo com o gerente da Unidade de Serviço de Apoio Operacional Oeste, Renato Carvalho, as vantagens de poder contar com os novos equipamentos também beneficiam as gerações futuras. “Se necessário, a companhia terá condições de ampliar a produção, acompanhando o crescimento gradativo da cidade e assegurando a continuidade da distribuição de água mesmo em um cenário com mais moradores e imóveis”, explicou.

Ainda segundo Renato, os equipamentos têm capacidade para atuar de maneira submersa, e o primeiro deles foi instalado no último dia 20, substituindo o que estava na captação, localizado no ribeirão Santa Izabel. Gradativamente, e, à medida que for necessário, sem comprometer o abastecimento, as outras bombas poderão ser instaladas e entrarão em operação em substituição às atuais reservas. “Esse investimento também propiciará o bombeamento e tratamento de água, acumulada pelas últimas chuvas, no piscinão, que é uma reserva estratégica implantada às margens do ribeirão.

Histórico

A Copasa está em Paracatu desde 1979. Depois de captada no ribeirão Santa Izabel, a água segue para a Estação de Tratamento (ETA), com capacidade para tratar 184 litros por segundo. O sistema de abastecimento de água conta também com um incremento de vazão com as baterias de poços Santana e Chapadinha. Todos os dias 16,5 milhões de litros, em média, são enviados aos 14 reservatórios que, por meio dos 375.249 metros de redes de distribuição, levam água a 30.321 ligações.

A cidade conta também com o serviço de esgotamento sanitário. Com capacidade para 128 litros por segundo, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) recebe efluentes de 28.736 ligações, que chegam por meio de 322.831 metros de redes coletoras.