Copasa será anfitriã de congresso no setor de saneamento básico 

Evento da Abes discutirá desafios da universalização; companhia e Governo de Minas apresentarão dados inéditos do setor   

  • ícone de compartilhamento

Os temas universalização do saneamento até 2033 e desafios para atingir a meta com sustentabilidade serão as principais pautas do 32º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), em Belo Horizonte, de 21 a 24/5, no Expominas.  

Após o período de restrição imposto pela pandemia, o congresso volta ao formato presencial reunindo a comunidade acadêmica, especialistas do setor e organizações parceiras do Brasil e outros países para discutir temas relevantes em engenharia sanitária e ambiental, além de desafios, políticas públicas, soluções e tecnologia.  

A cerimônia de abertura será neste domingo (21/5), às 19h, também no Expominas, e contará com a presença do presidente da Copasa, Guilherme Duarte; do vice-governador de Minas, Mateus Simões; da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Mello, além de autoridades do governo federal e dirigentes das entidades do setor. 

Conteúdo

O congresso terá início na segunda-feira (22/5), às 9h30, no estande da Copasa, com participação do presidente Guilherme Duarte, da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Mello, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e o diretor executivo da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon/Sindcon), Percy Soares. Ele concederão entrevista sobre os impactos econômicos do saneamento básico no estado.  

Na ocasião também será apresentado o resultado de um levantamento feito pela Abcon/Sindcon, em parceria com o Governo de Minas, sobre os investimentos necessários que precisam ser aplicados no estado para se alcançar a meta imposta pelo Novo Marco do Saneamento Básico e os impactos para economia e meio ambiente. 

Guilherme Duarte e Marília Mello participação, às 10h30, do painel inaugural do congresso. 

Estande

A Copasa terá um estande no congresso, no qual será apresentada a história da companhia, que completa 60 anos em julho deste ano. Os congressistas também poderão conhecer virtualmente a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Arrudas e, por meio de inscrição, terão oportunidade de visitar e conhecer o Sistema Rio Manso, a ETE de Ibirité e a ETAF da Pampulha. 

Diretores e profissionais da companhia estarão no congresso participando de debates sobre iniciativas inovadoras para o avanço do saneamento, Agenda ESG, universalização dos serviços de água e esgoto, além de apresentação de trabalhos técnico-científicos.  

Interessados na cobertura devem entrar em contato com a assessoria de imprensa da Abes para credenciamento no congresso. 

Serviço 
32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes)


Data: de 21 a 24/5/2023 (domingo a quarta-feira)

Abertura: 21/5/2023 (domingo)

Horário: das 19h às 20h 

Programação técnica do congresso

Data: de 22 a 24/5/2023 (segunda a quarta-feira) 

Local: Expominas 

Programação e informações: https://congressoabes.com.br/  
 



Últimas