Cozinha Mineira conquista o presidente de Portugal e o público no primeiro dia da Bolsa de Turismo de Lisboa

Estande do Governo do Estado recebeu o chefe do Executivo do país, que degustou queijos e elogiou a gastronomia mineira

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Marden Couto / Turismo de Minas

“A comida mineira é um sonho”, confidenciou o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa ao secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas de Oliveira, ao inaugurar, nesta quarta-feira (28/2), o estande do Governo de Minas na 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL 2024), uma das maiores e mais importantes feiras de turismo do mundo.

Na ocasião, o chefe do Executivo português degustou o Queijo Minas Artesanal, candidato a patrimônio imaterial mundial da Unesco e um dos produtos típicos levados especialmente para a feira. A Cozinha Mineira é a protagonista do estande, que também recebeu a visita do presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Ao todo, cerca de 300 pessoas passaram pelo estande mineiro no primeiro dia da BTL Lisboa. 

As ações do Governo de Minas na feira lisboeta, por meio da Secult, da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da TAP Air Portugal, fazem parte do programa “Minas para o Mundo: Mundo para Minas”.

"Mostrar Minas Gerais e atrair turistas é o objetivo da nossa participação na feira. Minas para o Mundo, e o mundo para Minas”, destacou o secretário Leônidas, que lidera a comitiva mineira em Portugal. Segundo ele, a presença de MG na feira é fundamental, tendo em vista que o país é muito importante para a conexão de Minas com a Europa.

Até domingo (3/3), Oliveira participará de reuniões no estande ao lado dos representantes da Codemge, os executivos Lincoln de Farias, diretor de Administração e Finanças, e Paulo Guilherme, gerente de Comunicação.

“Ao atrair turistas para conhecer toda a essência da Cozinha Mineira, além das belezas naturais do Estado, atraímos também uma cadeia de geração de novos negócios, atividades, empregos e renda. As cidades ocupadas por turistas trazem uma grande movimentação em toda uma cadeia de negócios”, afirmou Thiago Toscano, presidente da Codemge. A companhia firmou parceria com a Secult para promover a cultura e o turismo em todas as feiras turísticas dentro e fora do Brasil.

Pelo segundo ano consecutivo, Minas Gerais tem um estande no evento com fotos do patrimônio histórico estampadas nas paredes, exibição de vídeos em painéis e TVs e distribuição de material promocional. Os participantes da BTL Lisboa são atraídos também pelos aromas e sabores das Minas Gerais, que exalam pelos corredores da feira.

Marden Couto / Turismo de Minas


O chef Felipe Rameh preparou em um showcooking purê de baroa com pequi, acompanhado de galinha na lata, que os participantes provaram e aprovaram. “Farei cinco aulas, ao vivo, com menus-degustação repletos de ingredientes que contam a história do nosso amado estado”, destacou.

Estande movimentado

Além do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, que se rendeu aos queijos, aos pães de queijo, às cachaças, aos doces e aos cafés que estão sendo oferecidos aos participantes, também prestigiaram o estande o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro.

“Minas Gerais é um estado tão grande quanto a BTL, e não poderia ficar de fora dessa feira que é um sucesso”, ressaltou Carreiro, que provou os pratos preparados pelo chef Felipe Rameh.

Jorge Rebelo, presidente do Vila Galé, também marcou presença no estande do mineiro. A rede abrirá um resort em Ouro Preto, no próximo ano, e está em negociação com o governo para abertura de outros hotéis pelo estado.

BTL Lisboa

Em sua 34ª edição, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) está em andamento no Parque das Nações. São quatro pavilhões, com 45 mil metros quadrados, distribuindo 1,4 mil expositores. A expectativa é receber receber mais de 60 mil visitantes até o próximo domingo.

A BTL Lisboa reúne operadoras, redes hoteleiras, companhias aéreas e prestadores de serviços turísticos para desenvolvimento de negócios e promoção de networking.

Minas Gerais se destaca entre os 75 destinos internacionais. São três dias exclusivos só para profissionais da área e no final de semana o evento será aberto ao público, que poderá conhecer destinos, hotéis, operadoras, cias aéreas, cruzeiros, locadoras, atrativos e fornecedores.



Últimas