Curso de Educação Ambiental da Semad tem recorde de 5,6 mil inscritos

Aberto a educadores de todo o Brasil, curso Capacitação em Educação Ambiental on-line começa nesta terça-feira (22/3)

  • ícone de compartilhamento

Evandro Rodney / Acervo Secult

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) inicia nesta terça-feira (22/3) o curso em Educação à Distânica (EAD) Capacitação em Educação Ambiental. A iniciativa faz parte do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, cujo objetivo é capacitar educadores para prática pedagógica em educação ambiental e desenvolver junto aos alunos atividades semanais de educação ambiental.

Em 2022, o programa contempla 73 municípios mineiros, e será implementado em 146 escolas e 292 turmas do ensino fundamental, beneficiando cerca de 7 mil alunos de todas as regiões de Minas Gerais.

Alta procura

O curso de educação ambiental é feito desde 2012 pela Semad e é aberto aos municípios selecionados pelo programa, além de educadores de todo o Brasil. Em 2021 foram três edições, sendo a última com 3 mil inscritos. Para 2022, a expectativa é de que haja novas turmas em maio e dezembro.

“O número recorde de inscritos demonstra o interesse crescente pelo tema no Brasil, além de reconhecer a qualidade do conteúdo que oferecemos. A princípio, o curso seria apenas para os municípios selecionados pelo programa, mas, diante da procura, as inscrições foram abertas para todo o Brasil”, reforça o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad (Suges), Rodrigo Franco.

Programação

Para os alunos do programa, serão abordados cinco temas: consumo consciente de água, consumo consciente de energia, cidadania, gestão de resíduos sólidos e educação humanitária para o bem-estar animal.

De abril a dezembro deste ano, serão ofertadas 30 atividades práticas. Dentro de cada tema serão propostas atividades para que os professores desenvolvam em sala de aula. Elas são divididas em módulos e estarão disponíveis em formato PDF e também por meio do site “Google Sala de Aula”, uma plataforma gratuita da empresa Google, voltada para a área de educação.

Umas das importantes linhas de atuação do programa é o monitoramento do consumo mensal de água e energia da residência dos alunos e das escolas participantes. Os professores receberão todas as orientações para o desenvolvimento desta atividade, que será registrada por planilhas específicas, disponibilizadas pela Semad.

A primeira reunião dos educadores envolvidos no programa ocorreu em 15/3 e reuniu mais de 140 pessoas, representando todos os 73 municípios. O próximo encontro será na sexta-feira (25/3), quando será apresentado o primeiro módulo, com informações referentes ao tema Água.



Últimas