Defesa Civil de Minas Gerais monta estrutura para atendimento de pacientes com dengue em Belo Horizonte

Instalada na região Norte da capital, a tenda tem como objetivo apoiar a assistência médica dos pacientes

Diante do aumento dos casos de dengue em Belo Horizonte, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) implementou uma Estrutura de Resposta a Desastres (ERD) para atendimento médico emergencial na UPA Norte, em Belo Horizonte.

A tenda de 320 metros quadrados foi cedida à Defesa Civil de Minas por meio de uma parceria entre os governos de Minas Gerais e dos Estados Unidos durante a pandemia da covid-19, com intermediação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede).

Cedec / Divulgação

Por ter sido projetada para enfrentar diversos tipos de desastre, a ERD pode ser empregada como posto de comando para gerenciamento de crises, para abrigamento de pessoas afetadas por desastres, recebimento e depósito de materiais de ajuda humanitária, dentre outras diversas finalidades.

O primeiro uso oficial da ERD foi em um hospital de campanha em Unaí, Noroeste de Minas, para atender pacientes da covid-19 pois, na época, os hospitais estavam superlotados.

“Uma vez montada, essa estrutura de resposta a desastres estará à disposição do município, de forma que ela consiga ampliar sua capacidade de resposta e dar um melhor atendimento à população”, explica o major Luís Antônio e Silva, superintendente de Gestão de Desastres da Defesa Civil.

A estrutura é composta por cinco tendas modulares, o que propicia o seu uso em pequenos e grandes eventos, conforme demanda. Ela possui 40 macas e um sistema refrigerado que proporciona conforto aos seus ocupantes, bem como pias de água aquecida e energia para equipamentos médicos e aparelhos de ar-condicionado.

A energia necessária para manter o sistema de iluminação e refrigeração é proveniente de ligação direta à energia elétrica, mas na falta da energia regular, possui geradores com capacidade de manter seu pleno funcionamento.

Operação integrada estadual

Desde 20/2, são realizadas ações conjuntas de prevenção à dengue, desenvolvidas pelas Coordenadorias Estaduais de Proteção e Defesa Civil dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo em apoio às secretarias estaduais de saúde.

O “Dia D Todos Contra a Dengue”, ocorreu nos municípios que fazem limite geográfico entre esses estados, e em Minas aconteceu em todo território.

As ações tiveram o objetivo de unir esforços para impedir o avanço da doença, ainda que estejam sendo realizadas ações de combate à dengue em seus territórios. No entanto, as cidades das divisas precisavam de ações integradas, principalmente com medidas de prevenção e orientação à população.

Foram realizados mutirões de limpeza, eliminação de criadouros, campanha conscientização, nebulização/fumacê, blitz educativas, conscientização em escolas e órgão públicos estaduais, aplicação larvicida nas galerias fluviais, decretos de situação de emergência para obtenção recursos federais, quando cabível, trabalho junto a igrejas, templos e outras associações, dentre outras atividades alusivas à eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.