Defesa Civil de Minas realiza seminário para enfrentamento à seca

Evento, realizado em Januária, reuniu mais de 130 participantes

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) de Minas Gerais promoveu, nesta terça-feira (9/4), o Seminário Estadual de Resiliência à Seca na cidade de Januária, localizada no Norte do estado.

O evento, que ocorre anualmente, reuniu mais de 130 participantes e teve como foco integrar o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), bem como fomentar a cultura da resiliência, especialmente voltada para a gestão do risco da seca e estiagem. O objetivo principal do seminário foi compartilhar estratégias de combate à seca e estiagem, direcionadas principalmente aos gestores municipais das regiões do Norte, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri.

Além dos representantes da Cedec, o evento contou com a presença de diversos órgãos, como a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o Serviço Social Autônomo (Servas), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Subsecretaria de Saneamento (Susan), representando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

“Nosso objetivo é partilhar o conhecimento, experiências e dar publicidade aos projetos do Estado para que os municípios possam usufruir deles da melhor forma. E o intuito dessa parceria entre Estado e município é para que a comunidade sofra cada vez menos, transformando os municípios cada vez mais resilientes, principalmente nesse período agora que se inicia, de estiagem e da seca”, explica o coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, coordenador Estadual de Defesa Civil.

Para 2024, a Defesa Civil vai iniciar um novo programa, chamado “Convivência com a Seca”, que consiste na distribuição de cisternas com objetivo de minimizar as adversidades em virtude do período de estiagem.

Enfrentamento da Seca em 2023

No ano de 2023, a Cedec realizou a Operação de Transporte e Distribuição de Água Potável (TDAP) em 73 municípios em estado de anormalidade, beneficiando mais de 104,4 mil pessoas de 955 comunidades impactadas pela escassez de água nas regiões do Norte, Vale do Jequitinhonha, Mucuri, Central e Noroeste de Minas.

Mais de 11 mil cestas básicas

Além das medidas de urgência, a Cedec colaborou com o Governo Federal e órgãos estaduais, incluindo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), o Igam e o Idene, na implementação do Programa Água Doce (PAD).

O projeto se dedica à reabilitação de poços e à implementação de sistemas de dessalinização, visando garantir o acesso à água potável nas comunidades rurais do semiárido de Minas Gerais.

Ao todo, já são 58 obras concluídas e 35 sistemas de dessalinização em pleno funcionamento. A estimativa é que, após a conclusão da 1ª fase, 28 mil moradores de 26 municípios já consigam desfrutar de água de qualidade.



Últimas