Defesa Civil Estadual e Comave promovem curso de pilotagem de drones

Representantes de 9 municípios e uma Regional de Defesa Civil participaram da iniciativa

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), juntamente com o Comando de Aviação do Estado (Comave), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), promoveu, entre os dias 28 e 31/8, o Curso de Formação de pilotos de aeronaves remotamente pilotadas - RPA.

Cedec / Divulgação

O curso teve como objetivo capacitar os coordenadores municipais de Defesa Civil a operar aeronaves remotamente pilotadas, popularmente conhecidas como drones, de forma segura e efetiva em ações voltadas a gestão de riscos e gestão de desastres.

O uso desta tecnologia possibilita o mapeamento de áreas de riscos, o monitoramento, fiscalização, localização de vítimas em situações de cenários complexos, baseando-se em medidas proteção e busca da resiliência com o objetivo de ampliar os resultados.

O curso abarcou disciplinas de teoria de voo, meteorologia, conhecimentos técnicos, legislação e normas internas, segurança de voo e avaliação do risco operacional.

O tenente Ricardo Dias Walter, agente da 3ª Redec, destacou a importância do uso desse equipamento. “Foi um curso bastante proveitoso. Uma ferramenta que nós estamos tentando implementar ainda mais na Polícia Militar, na Defesa Civil, para que nós possamos ter essa ferramenta como auxílio nas nossas atividades de defesa civil.”

Samara Geralda Reis, agente de defesa civil do município de São Francisco de Paula, enfatizou a relevância do curso para o seu trabalho. “É um curso muito interessante, principalmente na nossa área da defesa civil, que vai contribuir muito para a elaboração dos de trabalho e também para fazer monitoramento das nossas áreas de risco”.