Delegacia de combate a crimes rurais é inaugurada em Uberaba

Nova unidade, a primeira com esse foco instalada no interior do estado, vai atender 30 municípios da região, onde moram 750 mil pessoas

O vice-governador Professor Mateus participou, nesta sexta-feira (3/2), da cerimônia de inauguração da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais, localizada na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Esta é a primeira unidade especializada no combate a este tipo de crime instalada no interior de Minas Gerais.

A delegacia foi instalada no prédio onde funcionava a 85ª Área Integrada de Segurança Pública e que foi cedido pela prefeitura. O local passou por reformas para readequação e melhorias, entre julho de 2022 e janeiro de 2023.

Segundo o vice-governador, a nova delegacia trará sensação de segurança ao campo.

"Existe uma dificuldade na apuração de crimes no campo, isso dado ao fato de ser uma região distante dos grandes centros urbanos, onde estão as delegacias e a atuação mais ostensiva da Polícia Militar. Por isso, as polícias Militar e Civil precisam de estruturas voltadas para o campo. Hoje, com a entrega desta delegacia adequada a este atendimento, temos a certeza de que os bons números que já tivemos na delegacia rural de Uberaba no ano passado sejam ampliados, devolvendo a sensação de segurança para quem mora no campo", disse.

"Hoje, em Minas, o serviço da polícia chega ao campo e nosso trabalho está presente. Tenho muito orgulho de entregar esta nova delegacia à população, com instalações adequadas para garantir que a impunidade não aconteça nem na cidade e nem no campo", acrescentou.

Cristiano Machado / Imprensa MG

Sede própria

A delegacia já funciona desde dezembro de 2021, mas só agora a unidade terá sede própria para melhor atender a população.

Ao todo, foram investidos R$ 506 mil na instalação da unidade, provenientes de emenda parlamentar, repasses do Ministério Público de Minas e recurso da Câmara Municipal de Uberaba.

São 12 salas, quatro banheiros, uma cozinha e seis vagas de estacionamento. A delegacia atenderá 30 municípios da região do Triângulo Sul, com uma população estimada de 750 mil habitantes. A equipe da unidade conta com delegado, escrivão e cinco investigadores, todos dedicados exclusivamente ao na repressão aos crimes rurais.

O delegado-geral César Felipe Colombari da Silva, que também é chefe do 5°  Departamento de Polícia Civil de Uberaba, explica que a nova delegacia trará importante benefício para os produtores do campo na região.

"O Triângulo Mineiro é um dos mais pujantes setores do agronegócio de Minas Gerais. E sempre foi uma demanda dos produtores rurais da região ter uma delegacia especializada. Para a polícia é um marco, pois fortalece institucionalmente a corporação e, também, combate o crime em ambiente rural", diz.

Ele ainda acrescenta que a delegacia já apresenta bons resultados. "Desde janeiro de 2022, já foram mais de R$ 23 milhões em bens apreendidos e devolvidos às vítimas, mais de 60 presos e mais de 100 cautelares apresentadas com a finalidade de proteger o homem do campo", acrescenta.

A unidade já está à serviço da população, com funcionamento imediatamente após a inauguração.