Dia D de mobilização para vacinação contra a pólio acontece em 20/8

Além da vacinação contra a poliomielite, a data busca viabilizar a atualização da caderneta de vacinação de menores de 15 anos de idade com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Dia D de divulgação e mobilização para vacinação contra a Poliomielite acontece neste sábado (20/8) em todo o estado. Nesta data, as unidades básicas de saúde estarão funcionando para viabilizar a imunização do público-alvo das campanhas nacionais de poliomielite e de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de menores de 15 anos de idade.

A coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão, esclarece que a poliomielite acomete populações com baixa cobertura vacinal e o vírus tem a capacidade de causar paralisia e, eventualmente, a morte.

“A vacinação é a única forma de prevenção da doença e, para isso, as coberturas vacinais devem ser altas e homogêneas. E todas as crianças menores de 5 anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina. Dessa forma, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até que a doença seja erradicada no mundo, existe o risco de um país ou continente ter casos importados e o vírus voltar a circular em seu território. Para evitar isso, é importante manter as altas coberturas vacinais e realizar vigilância constante, entre outras medidas”, reforça a coordenadora.

Ainda, segundo Josianne Gusmão, os estados e municípios têm autonomia para definir outras datas de mobilização para a vacinação, em conformidade com a realidade local. “A vacina contra pólio faz parte do calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI), é gratuita e está disponível em todas as unidades básicas de saúde durante todo o ano”, conclui.

Em relação à multivacinação, a situação do cartão de vacina será avaliada e atualizada conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Esquema vacinal

O esquema vacinal contra a poliomielite é composto por três doses injetáveis no primeiro ano da criança, aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de vida, com intervalo de 60 dias entre as doses.

Depois, aos 15 meses de idade, deve ser administrada a primeira dose de reforço da vacina. O segundo reforço deverá acontecer aos 4 anos de idade. Para essas duas doses, é realizada a administração de duas gotas, exclusivamente pela via oral.

Cobertura

A cobertura parcial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Minas, até o dia 18/8/2022, é de 8,33%. A meta recomendada na campanha pelo Ministério da Saúde é de 95% de cobertura do público elegível. De acordo com o Ministério da Saúde, há 1.045.371 crianças na faixa etária de 1 a 4 anos de idade em Minas Gerais.

“Considerando que a meta recomendada pelo Ministério da Saúde é de 95% de cobertura do público elegível, é importante reforçar o pedido para que pais e responsáveis atentem para as faixas etárias indicadas para receber as doses”, aponta Josianne Gusmão.

Mais informações sobre a cobertura vacinal estão disponíveis neste link.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas