Dia D de vacinação contra febre amarela chega à comunidade de Angicos 

Ação extramuros em Brasília de Minas busca atingir a meta vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde 

  • ícone de compartilhamento

A cidade de Brasília de Minas, município de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, realizou o dia D da vacinação contra a febre amarela na comunidade de Angicos. A ação preventiva extramuro, que ocorreu no dia 17/1, faz parte da programação que também envolve outras localidades, com intuito de atingir a meta vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde de 95% do público-alvo. Além dessas, estão previstas mobilizações no dia 19/1, na comunidade Angical, e  28/1, zona urbana da cidade. 

SMS de Brasília de Minas / Divulgação

Os dados gerais de cobertura vacinal da localidade deixaram a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em alerta, justificando assim estratégias conjuntas com a prefeitura para uma melhora nos índices. 

A cobertura vacinal de febre amarela em 2022, em Brasília de Minas, ficou em 59,6% para crianças menores de 1 ano de idade. Já para as de 1 ano, o percentual atingiu 71,80%; de 2 anos, alcançou 77,26%, e, de 3 anos até 14 anos, foi de 100%. O público maior e igual a 15 até 59 anos atingiu 55,98%. Além disso, os  maiores ou iguais a 60 anos ficaram com 38,53%, o que configura a cobertura geral em 67,31%. 

“A vacinação é a principal forma de prevenção e controle da doença da febre amarela. É uma doença que pode causar complicações e óbitos”, informa a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Dias Gusmão. 

A referência técnica de imunização da GRS Januária, Iolanda Santos Vieira, relatou ser muito importante destacar um dia D de atualização de cartão para vacina febre amarela. “Essa ação leva a vacina até a comunidade, isso tende a garantir um acesso maior ao imunobiológico, para que se crie uma barreira de proteção nas pessoas mais vulneráveis, especialmente crianças menores de 5 anos de idade”, ressalta. 

Iolanda Vieira acrescenta ainda que “o município apresenta um percentual de cobertura de febre amarela de 59,6% em menores de 1 ano. Este dado está muito aquém do preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações, cuja meta de vacinação é de 95%. O risco de adoecimento é muito alto com uma cobertura tão baixa. A vacina contra febre amarela é de rotina e quem chegar na sala de vacinação deve receber a dose de acordo com a situação vacinal encontrada”. 

Próximas ações na cidade 

Para conseguir se vacinar, basta levar um documento de identificação e o cartão de vacinação no dia, horário e local, conforme a programação:19/1 - Comunidade Angical / Olhos D'Água - das 8 às 13h; 28/1 - Zona Urbana: ESF Cristina Rocha; ESF Central; ESF Botelho; ESF Vale das Palmeiras - todos iniciando às 8h e se estendendo até as 12h. 

Quem deve se vacinar contra a febre amarela? 

- A vacina é segura e indicada conforme recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI): 

- Crianças, ao completarem 9 meses de vida, devem receber uma dose; 

- Crianças, ao completarem 4 anos de idade, devem receber uma dose de reforço; 

- Pessoas de 5 a 59 anos de idade, não vacinadas ou sem comprovante de vacinação, devem receber uma dose; 

- Pessoas que receberam apenas uma dose da vacina antes de completarem 5 anos de idade devem receber uma dose de reforço. 

 



Últimas